quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mariângela: Meta 2- Dúvidas e Certezas - Semana 6


O QUE A TURMA A15 DESEJA APRENDER?

DÚVIDAS E CERTEZAS - META 2

         No dia 24 de abril conversando com os alunos introduzi a seguinte pergunta: “ O que a turma A15 deseja aprender? ”.  Nesse dia, os alunos, sentados em grupos, levantaram possibilidades do que sabiam e o que não sabiam sobre os animais. Primeiro esboço do quadro das certezas e dúvidas.
No dia 26/4, após o quadro inicial das certezas e dúvidas elaborado com os questionamentos levantados pelos alunos, solicitei que os mesmos conversassem em seus grupos e  em seguida cada um grupo poderia expor o que gostaria de pesquisar.
         Inicialmente os alunos tiveram dificuldade em diferenciar o que era dúvida e o que era certeza.
Um projeto gera situações de aprendizagem, ao mesmo tempo reais e diversificadas. Favorece, assim, a construção da autonomia e da autodisciplina, por meio de situações criadas em sala de aula para reflexão, discussão, interesse, necessidade de decisão, observação e críticas em torno do trabalho em andamento. Isso proporciona ao aluno, além da implementação do seu compromisso com o social, tornar-se sujeito do seu próprio conhecimento. (SOISTAK, 2010, p.34)

Durante a conversa e elaboração do projeto cada vez que um grupo determinava o que já conhecia sobre o animal que desejava pesquisar, eram questionados se tinham certeza do que eles sabiam. Foi interessante observar como os alunos foram compreendendo os conceitos de dúvida e certeza e, ao final, os alunos já questionavam o grupo se tinha certeza ou dúvida sobre o assunto.
O aluno Pietro era quem mais questionava a fala dos colegas e ainda falava:
_ Como tu sabe? Se está falando acho é por que tem dúvida!
Com isso, seus colegas também questionavam as falas de alguns colegas.
Ao planejar essa atividade, devemos considerar que ela apresenta dois momentos diferentes: no primeiro, a proposta é conversar com os alunos sobre o tema escolhido

GRUPO 01: LAUREN F., JOÃO, JÚLIA
TEMA: ANIMAIS DO AR
ANIMAL: CORUJA

CERTEZAS
DÚVIDAS

       VOAM
       TEM ASAS
       FÊMEA COLOCA OVOS
       TEM PENAS


      O QUE COMEM?
            O QUE ACONTECE DENTRO DO          OVO? 
                   ELES TÊM OUVIDOS?
             COMO DORMEM?
              



GRUPO 02: VITOR, LAUREN P., MARIA JÚLIA, JOSÉ LEONARDO,
TEMA: DINOSSAURO         

CERTEZAS
DÚVIDAS

      NÃO EXISTE DINOSSAURO VIVO.
                 ELES ERAM GRANDES.

              O QUE COMEM?
           COMO COLOCAM OS OVOS?
        QUEM COLOCA OS OVOS?
            ELES TINHAM PENAS?
            COMO DORMIAM?
       TINHA DINOSSAURO PEQUENO?




GRUPO 03: EVELYN, KAUANNY, DIOGO,
TEMA: TARTARUGA

CERTEZAS
DÚVIDAS

           FÊMEA COLOCA OVOS.
         COLOCAM OS OVOS NA AREIA.   
             É A FÊMEA QUE CUIDA OS OVOS.


            O QUE COMEM?
          COMO CRIAM OS OVOS?
        FAZEM NINHO?
        COMO DORMEM?



GRUPO 04: YASMIN, PIETRO, CAROL, SHAYANE
TEMA: ANIMAIS DA ÁGUA
ANIMAL: CAVALO MARINHO

CERTEZAS
DÚVIDAS

           VIVE NA ÁGUA.
           COME ALGAS.
           A FÊMEA COLOCA OVOS.


         COMO SE MEXE?
      O QUE COME?
       COMO NASCE?
       QUAL O TAMANHO DELES?
        A ÁGUA É DO MAR OU DO RIO?
        COMO DORMEM?



GRUPO 05: AGATHA, WESLEY
TEMA: HIPOPÓTAMO

CERTEZAS
DÚVIDAS
    
   É UM ANIMAL MUITO GRANDE.
  COME MUITO.


           O QUE COME?
          COMO ELE VIVE NA ÁGUA E NA TERRA?
      A FÊMEA COLOCA OVO?




Referências:

SOISTAK, Maria Marilei. Ensino-aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos por equipes de responsabilidade em sala de aula: o enfoque no ensino de matemática nas séries iniciais. 2010.97. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, 2010.

VIDIELLA, Antoni Zabala- La práctica educativa. Cómo enseñar.


.

Um comentário:

  1. Mariângela, os inventários de conhecimentos elaborados pelos grupos são muito bons, levantam questões curiosas de pesquisa. Muitas aprendizagens sobre os animais, suas tipologias, diferenças e a abertura ao trabalho interdisciplinar.
    Sei que os grupos já estão pesquisando e sistematizando as aprendizagens.
    Ótimo!

    Dica: forma correta de citar as Referência conforme Normas da ABNT

    VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Barcelona: Ed. GRAO, 1995.

    ResponderExcluir