Meta 2: Dúvidas e certezas semana 6 Michelle
Nessa semana, as crianças partiram para as pesquisas, tanto
em casa como na escola. Aqueles que não possuíam internet se reuniram com os
que tinham acesso, e em harmonia foram discutindo suas dúvidas e certezas.
Dos grupos que surgiram, escolhi o grupo 2, para destacar.
Grupo 2- Na falta de água no
mundo o que acontece com as pessoas?
Respostas/certezas:
- As
pessoas passam mal.
- Iriam passar muita sede.
- Iriam morrer.
Dúvidas
- Mas se as pessoas comerem frutas, não sobrevivem?
- Se parar de chover não tem mais água?
- As pessoas podem sobreviver com água de coco?
Quando os alunos foram desestabilizados por eles mesmos , e
nós professoras (Eliane e eu), surgiram as dúvidas temporárias e certezas
provisórias.
Quanto às certezas, foi levantada a seguinte
questão:
- As pessoas realmente passam mal sem água, a ponto de
morrer?
-Quem já ficou com muita cede aqui em sala de aula, morreu?
Sendo assim, o grupo viu a necessidade de pesquisar a questão
de quanto tempo à pessoa resiste sem água. Portanto, a certeza de morrer sem
água se tornou uma certeza provisória para o
grupo.
Quanto à dúvida se a pessoa comer fruta no lugar da água foi descartada,
pois os grupos responderam com base em suas experiências, que as frutas
precisam de água para crescer, ou seja, a fruta contém água, mas não substitui
a água, e necessitam da água também
assim como nós seres humanos.
Quanto à pergunta - Se parar de
chover não tem mais água? Tornou-se uma dúvida temporária , pois, alguns
disseram que se tomarmos a água da chuva podemos viver, porém outros disseram
que se acabar a água é porque a chuva também acabou.
Também, abordaram a questão da água de coco, e descartaram a
possibilidade de a pessoa viver somente com a mesma, pois precisamos da água
não só para beber, mas para tomar banho, fazer comida etc.
Estamos rumo a semana 7, e desde já pesquisando.
Michelle
Michelle, percebo o quanto seus alunos/as crescem em aprendizagens com o projeto.
ResponderExcluirDiante de uma certeza, descobrem sua provisoriedade, formulando novas "dúvidas" e questões.
Esse é o movimento que os saberes devem percorrer, a ampliação de significações e compreensões.
OBSERVAÇÃO: Desconsidere as perguntas da primeira postagem, pois agora a Meta 2 de seu projeto fica clara para mim.
Parabéns.
Obrigada!!! fico feliz pelo elogio, continuarei me esforçando em ajudar os alunos.
ResponderExcluir