sexta-feira, 19 de maio de 2017

Meta 2:  Dúvidas e certezas semana 6 Michelle

Nessa semana, as crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola. Aqueles que não possuíam internet se reuniram com os que tinham acesso, e em harmonia foram discutindo suas dúvidas e certezas.

Dos grupos que surgiram, escolhi o grupo 2, para destacar.

      Grupo 2- Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?

              Respostas/certezas:        
     - As pessoas passam mal.
- Iriam passar muita sede.
- Iriam morrer.

Dúvidas
- Mas se as pessoas comerem frutas, não sobrevivem?
- Se parar de chover não tem mais água?
- As pessoas podem sobreviver com água de coco?

Quando os alunos foram desestabilizados por eles mesmos , e nós professoras (Eliane e eu), surgiram as dúvidas temporárias e certezas provisórias. 

Quanto às certezas, foi levantada a seguinte questão:

- As pessoas realmente passam mal sem água, a ponto de morrer?
-Quem já ficou com muita cede aqui em sala de aula, morreu?
Sendo assim, o grupo viu a necessidade de pesquisar a questão de quanto tempo à pessoa resiste sem água. Portanto, a certeza de morrer sem água se tornou uma certeza provisória para o grupo.

Quanto à dúvida se a pessoa comer fruta no lugar da água foi descartada, pois os grupos responderam com base em suas experiências, que as frutas precisam de água para crescer, ou seja, a fruta contém água, mas não substitui a água,  e necessitam da água também assim como nós seres humanos.

Quanto à pergunta - Se parar de chover não tem mais água? Tornou-se uma dúvida temporária , pois, alguns disseram que se tomarmos a água da chuva podemos viver, porém outros disseram que se acabar a água é porque a chuva também acabou.

Também, abordaram a questão da água de coco, e descartaram a possibilidade de a pessoa viver somente com a mesma, pois precisamos da água não só para beber, mas para tomar banho, fazer comida etc.

Estamos rumo a semana 7, e desde já pesquisando.








Michelle




2 comentários:

  1. Michelle, percebo o quanto seus alunos/as crescem em aprendizagens com o projeto.
    Diante de uma certeza, descobrem sua provisoriedade, formulando novas "dúvidas" e questões.
    Esse é o movimento que os saberes devem percorrer, a ampliação de significações e compreensões.

    OBSERVAÇÃO: Desconsidere as perguntas da primeira postagem, pois agora a Meta 2 de seu projeto fica clara para mim.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!! fico feliz pelo elogio, continuarei me esforçando em ajudar os alunos.

    ResponderExcluir