Dando continuidade à Meta
2,
dos
Projetos de Aprendizagem, é possível perceber que estamos no rumo de muitas
descobertas (professora e alunos).
A partir dos
questionamentos de nossos alunos vamos desenvolvendo nossos projetos, pois as
crianças são curiosas por natureza e demonstram que querem aprender.
Assim, a cada momento de
incentivo como mediadores, nós professores, vamos vendo sua participação e como
gostam de expor o que sentem.
Nos Projetos de
Aprendizagem - onde o aluno é o centro e o professor é o mediador - faz-se
necessário haver o registro, por parte dos alunos, dos passos que estão dando e
de suas descobertas. Para isso, temos um caderno para as devidas anotações
individuais e estamos preparando um livrão de cada grupo.
Quanto ao uso de
tecnologia (celulares e tablets para consultas na internet), é importante
ressaltar que usada de modo contextualizado, é capaz de aproximar a rotina em
sala de aula daquilo com que os alunos já estão acostumados na vida real,
estreitando o relacionamento entre professor e aluno, que passam a compartilhar
da mesma realidade.
Dessa forma, esses recursos
e acesso à internet via Wi-Fi, estão nos permitindo aulas com vida nova, apresentando
conteúdos aos alunos de forma atraente, possibilitando, também, o uso de
diferentes espaços, como por exemplo o pátio da escola, com aulas ao ar livre
muito apreciadas pelos alunos.
Na escola, juntamente com
a profa. Roberta, dos Anos Finais, foi possível organizar duas apresentações de
seus alunos do 6º ano, turma 61.
Num primeiro momento,
alunas da 61 fizeram uma apresentação em grupo para a turma 42, tratando de
informações sobre o Buraco Negro.
Num segundo momento, uma
dupla de alunas da turma 61 fez a apresentação, com uso de bolas coloridas em
tamanhos diferentes, sobre As Estrelas
Anãs.
Essas apresentações, além
de aproximar as turmas do anos iniciais e anos finais, proporcionaram exemplos de
excelente nível em termos de conhecimento geral acerca dos temas abordados,
evidenciando que, para fazer uma apresentação bem feita, há necessidade de
estar bem preparados demonstrando o resultado de pesquisas bem feitas e
estudadas.
Com isso, estou tendo a
possibilidade de observar quando preciso redobrar as explicações, mudar a
estratégia de ensino, identificar os alunos com melhor performance e incentivar
aqueles que têm maior dificuldade.
Caras alunas,quais às certezas e dúvidas que surgiram?, devem de partir disto para analisar os dados, debater, discutir os achados, selecionar informações relevantes, a fim de elaborar sínteses das aprendizagens significativas sobre os assuntos. Podem surgir outras dúvidas e certezas, pois ele é um processo de ação,em constante transformação.
ResponderExcluirAbraços
Sim, Maria
ResponderExcluirEstamos num passo-a-passo no desenvolvimento dos PAS. Por exemplo, em minha sala são 6 grupos, de forma que desde a "semana 5" venho relatando o andamento "macro" de tudo que está a rodear esse processo de construções (escola, pais, colegas, professora e alunos...). Seguimos com as postagens, onde brevemente terás relatos mais minuciosos em relação ao desenvolvimento dos grupos e suas trajetórias, pois as certezas são poucas e as dúvidas são muitas. Adiante!
Mára, que bom saber que as tecnologias de aprendizagem estão auxiliando na busca de informações e pesquisas. Muito bom que os/as alunos/as se descubram pesquisadores e valorizem essa busca de aprendizagens e trocas, através do trabalho colaborativo em grupos.
ResponderExcluirAvante!