sábado, 13 de maio de 2017

Mariângela - Meta 2 Certezas e Dúvidas - Semana 7






A partir dos questionamentos dos alunos damos continuidade ao desenvolvimento do nosso projeto, considerando que as crianças são curiosas por natureza e que demonstram que que desejam aprender. Nós professores, como escribas e mediadores, podemos observar como a sua participação demonstram o que sentem e o que podem expor.
 Sendo o aluno o centro e o professor o mediador nos Projetos de Aprendizagem se faz necessário ter o registro, por parte dos alunos ou no caso de alunos não alfabetizados por parte do professor, dos passos que estão dando e de suas descobertas. Para isso, é importante que ocorra registro, coletivo ou individual, em formato de texto e com reflexões dos alunos sobre o que foi pesquisado comprovando, ou não, suas certezas e suas dúvidas
Com isso, estou tendo a possibilidade de observar quando preciso redobrar as explicações e usar diferentes estratégias de ensino, identificar os alunos com melhor desempenho e estimular os alunos que têm maior dificuldade.



                                     


Dando continuidade a semana 7

É importante que ocorra registro, coletivo ou individual, em formato de texto e com reflexões dos alunos sobre o que foi pesquisado comprovando, ou não, suas certezas e suas dúvidas. As famílias irão auxiliar nesse processo em função dos alunos não serem alfabetizados. Os alunos levarão o caderno de tema para casa e as famílias o usarão para registrar o processo de pesquisa realizado em casa. Os quadros elaborados em sala também acompanharão os alunos, oportunizando a visualização por parte das famílias quais as questões que deverão ser respondidas.
É interessante destacar que no decorrer do projeto, cada grupo ficará responsável por colher informações em diferentes fontes (família, internet, outros), a fim de esclarecer a dúvida levantada, posteriormente os grupos compartilham as respostas. A forma com que os alunos buscarão sanar as dúvidas favorecerá ao desenvolvimento da autonomia, além de estabelecer maior relação com sua família e sua pesquisa.
Considero que fato dos alunos poderem trazer, para a sala, algumas respostas às pesquisas a respeito do assunto abordado, favorecerá o interesse pelo tema e o que os levará a maior participação em sala e ampliação do conhecimento.
Na pesquisa inicial sobre animais os alunos conversaram com a professora Geicelaine, professora de ciências, que deu uma definição sobre animais,

“ O termo animal se refere a todos os seres vivos que sentem e se movem por seu próprio impulso, mas que se diferenciam dos seres humanos simplesmente pela falta de razão; os animais apresentam sentidos como o olfato (cheiro), a visão, a audição melhores que dos seres humanos. O que diferencia o homem dos animais é por sua incapacidade de raciocinar (pensar) e porque basicamente como consequência desta situação passam por um comportamento extremamente instintivo. ”

Após essa conversa a professora Geiselaine perguntou sobre qual animal cada grupo iria pesquisar

Grupo 01 - Resultado parcial da pesquisa sobre a coruja:
Corujas são aves que voam e que comem minhocas; é uma ave de rapina noturna, que possui garras e enxerga na escuridão.; come ratos, aranhas.

 Grupo 02 – Resultado parcial da pesquisa sobre dinossauro:
                   
 Não existe dinossauro vivo, só nos filmes e nos desenhos; tinha dinossauro que só comia planta e tinha outro dinossauro que comia outros dinossauros; tinha dinossauro grande e também tinha dinossauro pequenos; tinha dinossauro com pena que voa e que comia outros dinossauros.


Grupo 03 – Resultado parcial da pesquisa sobre tartaruga:

            A tartaruga marinha coloca muitos ovos na praia enterrados na areia e quando a tartaruguinha sai, algumas morrem; teve uma tartaruga que viveu até os 152 no lugar chamado Madagáscar; tem tartaruga pequena que se chama Jabuti; não tem dentes, mas têm um bico afiado e é com este bico que elas colhem e cortam as plantas e frutas que elas comem.

Grupo 04 – Resultado parcial da pesquisa sobre cavalo marinho:
É um peixe[1]; muda de cor; é muito pequeno do tamanho de um lápis[2]; só come comida viva (moluscos, vermes, pequenos crustáceos); é o macho que fica com os filhotes dentro de bolsa; vivem no mar.

Grupo 05 Resultado parcial sobre o hipopótamo:

            Vivem perto de rios onde ficam muito tempo dentro da água por que se queimam muito fácil; gostam de comer plantas durante a noite; dentro da água são muito rápidos; fora da água são muito lentos; são muito agressivos e eles avisam antes de atacar, geralmente ele fica encarando e depois abre sua grande boca para mostrar os dentes, mas muitas pessoas confundem com um bocejo; vivem em grupo; é um ótimo nadador. Como a gordura é mais leve que a água, e está acumulada sob a espessa pele, ajuda-o a flutuar.


Certezas da semana:

Primeira certeza do grupo 04: o cavalo marinho não come algas. O macho é que fica com os filhotes na barriga dentro de uma bolsa.
Primeira certeza do grupo 05: O hipopótamo é muito grande e pesa muito de 3 a 4 toneladas. O hipopótamo não nasce de um ovo.

            Como o processo de pesquisa ainda está em andamento, os próximos passos serão registrados no decorrer das próximas semanas. Mas para enriquecer o trabalho o mapa conceitual foi elaborado com o retorno das pesquisas que os alunos estão trazendo para a sala.





[1] Quando esse grupo descobriu que o cavalo marinho era um peixe ficaram muito decepcionados pois consideravam que ele deveria ser um cavalo e não aceitaram. Em função disso, pedi que a professora do laboratório de informática auxiliasse na pesquisa no dia 22/5/2017.
[2]  O pai da aluna que auxiliou nessa pesquisa, comparou o tamanho do cavalo marinho ao tamanho do lápis de escrever que ela usa em sala de aula.

3 comentários:

  1. Estou postando o mesmo comentário da postagem de tua colega, porque se encaixa na mesma temática:



    Maria del Carmen14 de maio de 2017 20:08

    Caras alunas,quais às certezas e dúvidas que surgiram?, devem de partir disto para analisar os dados, debater, discutir os achados, selecionar informações relevantes, a fim de elaborar sínteses das aprendizagens significativas sobre os assuntos. Podem surgir outras dúvidas e certezas, pois ele é um processo de ação,em constante transformação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia del Carmen ok, entendi o que colocastes. Porém gostaria que levasse em consideração que a meta 2 envolve três semanas de postagens, as quais podem ser alimentandas com novas informações, a medida em que o processo de construções dos PAS vão sendo construído e, também, em função do tempo disponível para relato de minhas descrições e reflexões no blog. Como o blog é uma ferramenta flexível para o acompanhamento do processo de construção dos PAS, pode ser alimentado com novas informações a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  3. Mariângela, a etapa de pesquisa está realmente rendendo muitas aprendizagens novas e, com essas, algumas surpresas e "decepções".
    Esta sendo muito boa a forma de condução das pesquisas: em grupo, envolvendo as famílias e a consulta em diferentes fontes de informação.
    Avante!

    ResponderExcluir