A partir dos questionamentos dos alunos damos continuidade ao desenvolvimento do nosso projeto, considerando que as crianças são curiosas por natureza e que demonstram que que desejam aprender. Nós professores, como escribas e mediadores, podemos observar como a sua participação demonstram o que sentem e o que podem expor.
Sendo o aluno o centro e o professor o mediador nos Projetos de Aprendizagem se faz necessário ter o registro, por parte dos alunos ou no caso de alunos não alfabetizados por parte do professor, dos passos que estão dando e de suas descobertas. Para isso, é importante que ocorra registro, coletivo ou individual, em formato de texto e com reflexões dos alunos sobre o que foi pesquisado comprovando, ou não, suas certezas e suas dúvidas
Com isso, estou tendo a possibilidade de observar quando preciso redobrar as explicações e usar diferentes estratégias de ensino, identificar os alunos com melhor desempenho e estimular os alunos que têm maior dificuldade.
Dando continuidade a semana 7
É importante que
ocorra registro, coletivo ou individual, em formato de texto e com reflexões
dos alunos sobre o que foi pesquisado comprovando, ou não, suas certezas e suas
dúvidas . As famílias irão
auxiliar nesse processo em função dos alunos não serem alfabetizados. Os alunos
levarão o caderno de tema para casa e as famílias o usarão para registrar o
processo de pesquisa realizado em casa. Os quadros elaborados em sala
também acompanharão os alunos, oportunizando a visualização por parte das
famílias quais as questões que deverão ser respondidas.
É interessante destacar que no decorrer do
projeto, cada grupo ficará responsável por colher informações em diferentes
fontes (família, internet, outros), a fim de esclarecer a dúvida levantada,
posteriormente os grupos compartilham as respostas. A forma com que os alunos
buscarão sanar as dúvidas favorecerá ao desenvolvimento da autonomia, além de
estabelecer maior relação com sua família e sua pesquisa.
Considero
que fato dos alunos poderem trazer, para a sala, algumas respostas às pesquisas
a respeito do assunto abordado, favorecerá o interesse pelo tema e o que os levará
a maior participação em sala e ampliação do conhecimento.
Na
pesquisa inicial sobre animais os alunos conversaram com a professora Geicelaine,
professora de ciências, que deu uma definição sobre animais,
“ O termo animal se refere a todos os seres vivos que sentem e se
movem por seu próprio impulso, mas que se diferenciam dos seres humanos
simplesmente pela falta de razão; os animais apresentam sentidos como o olfato
(cheiro), a visão, a audição melhores que dos seres humanos. O que diferencia o
homem dos animais é por sua incapacidade de raciocinar (pensar) e porque
basicamente como consequência desta situação passam por um comportamento
extremamente instintivo. ”
Após
essa conversa a professora Geiselaine perguntou sobre qual animal cada grupo
iria pesquisar
Grupo 01 - Resultado parcial da pesquisa sobre a coruja:
Corujas
são aves que voam e que comem minhocas; é uma
ave de rapina noturna, que possui garras e enxerga na escuridão.; come ratos,
aranhas.
Grupo 02 – Resultado parcial da pesquisa
sobre dinossauro:
Não existe dinossauro vivo, só nos filmes e
nos desenhos; tinha dinossauro que só comia planta e tinha outro dinossauro que
comia outros dinossauros; tinha dinossauro grande e também tinha dinossauro
pequenos; tinha dinossauro com pena que voa e que comia outros dinossauros.
Grupo 03 – Resultado parcial
da pesquisa sobre tartaruga:
A
tartaruga marinha coloca muitos ovos na praia enterrados na areia e quando a
tartaruguinha sai, algumas morrem; teve uma tartaruga que viveu até os 152 no
lugar chamado Madagáscar; tem tartaruga pequena que se chama Jabuti; não tem dentes, mas têm um bico afiado e é com este bico que elas colhem e cortam
as plantas e frutas que elas
comem.
Grupo 04 –
Resultado parcial da pesquisa sobre cavalo marinho:
É um peixe[1];
muda de cor; é muito pequeno do tamanho de um lápis[2]; só come comida viva (moluscos,
vermes, pequenos crustáceos); é o macho que fica com os filhotes dentro de bolsa;
vivem no mar.
Grupo 05
– Resultado
parcial sobre o hipopótamo:
Vivem perto de rios
onde ficam muito tempo dentro da água por que se queimam muito fácil; gostam de
comer plantas durante a noite; dentro da água são muito rápidos; fora da água
são muito lentos; são
muito agressivos e eles avisam antes de atacar, geralmente ele fica encarando e
depois abre sua grande boca para mostrar os dentes, mas muitas pessoas
confundem com um bocejo; vivem em grupo; é um ótimo nadador. Como a gordura é
mais leve que a água, e está acumulada sob a espessa pele, ajuda-o a flutuar.
Certezas da semana:
Primeira
certeza do grupo 04: o cavalo marinho não come algas. O macho é que fica com os
filhotes na barriga dentro de uma bolsa.
Primeira certeza do grupo 05: O hipopótamo é muito grande e pesa
muito de 3 a 4 toneladas. O hipopótamo não nasce de um ovo.
Como o processo de
pesquisa ainda está em andamento, os próximos passos serão registrados no
decorrer das próximas semanas. Mas para enriquecer o trabalho o mapa conceitual
foi elaborado com o retorno das pesquisas que os alunos estão trazendo para a
sala.
[1]
Quando esse grupo descobriu que o cavalo marinho era um peixe ficaram muito
decepcionados pois consideravam que ele deveria ser um cavalo e não aceitaram.
Em função disso, pedi que a professora do laboratório de informática auxiliasse
na pesquisa no dia 22/5/2017.
[2] O pai da aluna que auxiliou nessa pesquisa,
comparou o tamanho do cavalo marinho ao tamanho do lápis de escrever que ela
usa em sala de aula.
Estou postando o mesmo comentário da postagem de tua colega, porque se encaixa na mesma temática:
ResponderExcluirMaria del Carmen14 de maio de 2017 20:08
Caras alunas,quais às certezas e dúvidas que surgiram?, devem de partir disto para analisar os dados, debater, discutir os achados, selecionar informações relevantes, a fim de elaborar sínteses das aprendizagens significativas sobre os assuntos. Podem surgir outras dúvidas e certezas, pois ele é um processo de ação,em constante transformação.
Abraços
Bom dia del Carmen ok, entendi o que colocastes. Porém gostaria que levasse em consideração que a meta 2 envolve três semanas de postagens, as quais podem ser alimentandas com novas informações, a medida em que o processo de construções dos PAS vão sendo construído e, também, em função do tempo disponível para relato de minhas descrições e reflexões no blog. Como o blog é uma ferramenta flexível para o acompanhamento do processo de construção dos PAS, pode ser alimentado com novas informações a qualquer momento.
ResponderExcluirMariângela, a etapa de pesquisa está realmente rendendo muitas aprendizagens novas e, com essas, algumas surpresas e "decepções".
ResponderExcluirEsta sendo muito boa a forma de condução das pesquisas: em grupo, envolvendo as famílias e a consulta em diferentes fontes de informação.
Avante!