Dando continuidade nas pesquisas, nessa semana 6 os
alunos do grupo que escolhi para destacar, se superaram em suas indagações.
Grupo 4 Por que as pessoas se apaixonam?
Respostas/certezas
- Porque a pessoa é
bonita, “gata ou gato”!
-
Pelos olhares.
-
Porque se conhecem.
Dúvidas:
-
O que é o conhecer?
-
Se a pessoa é feia, ninguém vai se apaixonar por ela?
-
Se a pessoa for cega não vai se apaixonar?
Após a
pergunta inicial, e realizada às certezas e dúvidas, os alunos foram provocados
a pensar, pois mais dúvidas surgiram. Sendo assim, apareceram as dúvidas
temporárias e certezas provisórias.
Surgimento da certeza provisória:
O grupo 1, assim
como os demais, recorreram a internet como foco principal da pesquisa. Os
alunos já sabem que há muitas fontes de pesquisa direta e indireta, porém estão
empolgados com o uso de tecnologia. Como professora, vejo como algo positivo,
visto que muitos usam a internet apenas para jogos e redes sociais.
A certeza que o
grupo tinha sobre a pessoa ser bonita bastar para se apaixonar se
desestabilizou, quando falamos das pessoas cegas. Também, os alunos
raciocinaram que não basta dizer que se apaixonou apenas por porque se
conhecem, pois todos na sala se conhecem, mas não estão apaixonados.
Sendo assim, eles aperceberam
que esse se conhecer envolve muito mais do que se ver.
Surgimento da dúvida temporária:
Diante das dúvidas, sobre o que é realmente se
conhecer e se a pessoa é feia, surgiram mais debates entre eles. Uma aluna
mencionou que o que ela acha feio, talvez seja bonito para outra pessoa, devido
a isso ser feio não é motivo para alguém não se apaixonar.
Também, visto que muitos mencionaram que conheceram
pessoas cegas que são casadas, a dúvida de ser cego e não poder se apaixonar
caiu nesse momento para uma certeza de que não poder ver, não é impedimento de
se apaixonar.
Os alunos partiram para a semana 7 com muitas
dúvidas e certezas, mas motivados pelo assunto e decididos a continuar com a
pesquisa.
Motivação é um ingrediente principal no PA.
ResponderExcluirO importante é que eles/as estão pesquisando, discutindo e analisando os achados das pesquisas e, aos poucos, vão se dando conta dessa tarefa de aprender pesquisando e da seriedade de afirmar algo sem antes buscar as fontes.
Abraços.