O
QUE A TURMA A15 DESEJA APRENDER?
DÚVIDAS E CERTEZAS - META 2
No dia 24 de abril conversando com os
alunos introduzi a seguinte pergunta: “ O que a turma A15 deseja aprender? ”. Nesse dia, os alunos, sentados em grupos,
levantaram possibilidades do que sabiam e o que não sabiam sobre os animais.
Primeiro esboço do quadro das certezas e dúvidas.
No
dia 26/4, após o quadro inicial das certezas e dúvidas elaborado com os
questionamentos levantados pelos alunos, solicitei que os mesmos conversassem
em seus grupos e em seguida cada um
grupo poderia expor o que gostaria de pesquisar.
Inicialmente os alunos tiveram
dificuldade em diferenciar o que era dúvida e o que era certeza.
Um
projeto gera situações de aprendizagem, ao mesmo tempo reais e diversificadas.
Favorece, assim, a construção da autonomia e da autodisciplina, por meio de
situações criadas em sala de aula para reflexão, discussão, interesse,
necessidade de decisão, observação e críticas em torno do trabalho em
andamento. Isso proporciona ao aluno, além da implementação do seu compromisso
com o social, tornar-se sujeito do seu próprio conhecimento. (SOISTAK, 2010, p.34)
Durante
a conversa e elaboração do projeto cada vez que um grupo determinava o que já
conhecia sobre o animal que desejava pesquisar, eram questionados se tinham
certeza do que eles sabiam. Foi interessante observar como os alunos foram
compreendendo os conceitos de dúvida e certeza e, ao final, os alunos já
questionavam o grupo se tinha certeza ou dúvida sobre o assunto.
O
aluno Pietro era quem mais questionava a fala dos colegas e ainda falava:
_
Como tu sabe? Se está falando acho é por que tem dúvida!
Com
isso, seus colegas também questionavam as falas de alguns colegas.
Ao
planejar essa atividade, devemos considerar que ela apresenta dois momentos
diferentes: no primeiro, a proposta é conversar com os alunos sobre o tema
escolhido
GRUPO 01: LAUREN F., JOÃO, JÚLIA
TEMA: ANIMAIS DO AR
ANIMAL: CORUJA
CERTEZAS
|
DÚVIDAS
|
VOAM
TEM ASAS
FÊMEA COLOCA OVOS
TEM PENAS
|
O QUE COMEM?
O QUE ACONTECE DENTRO DO OVO?
ELES TÊM OUVIDOS?
COMO DORMEM?
|
GRUPO 02: VITOR, LAUREN P., MARIA JÚLIA, JOSÉ
LEONARDO,
TEMA: DINOSSAURO
CERTEZAS
|
DÚVIDAS
|
NÃO EXISTE DINOSSAURO VIVO.
ELES ERAM GRANDES.
|
O QUE COMEM?
COMO COLOCAM OS OVOS?
QUEM COLOCA OS OVOS?
ELES TINHAM PENAS?
COMO DORMIAM?
TINHA DINOSSAURO PEQUENO? |
GRUPO 03: EVELYN, KAUANNY, DIOGO,
TEMA: TARTARUGA
CERTEZAS
|
DÚVIDAS
|
FÊMEA COLOCA OVOS.
COLOCAM OS OVOS NA AREIA.
É A FÊMEA QUE CUIDA OS OVOS. |
O QUE COMEM?
COMO CRIAM OS OVOS?
FAZEM NINHO?
COMO DORMEM?
|
GRUPO 04: YASMIN, PIETRO, CAROL, SHAYANE
TEMA: ANIMAIS DA ÁGUA
ANIMAL: CAVALO MARINHO
CERTEZAS
|
DÚVIDAS
|
VIVE NA ÁGUA.
COME ALGAS.
A FÊMEA COLOCA OVOS.
|
COMO SE MEXE?
O QUE COME?
COMO NASCE?
QUAL O TAMANHO DELES?
A ÁGUA É DO MAR OU DO RIO?
COMO DORMEM?
|
GRUPO 05: AGATHA, WESLEY
TEMA: HIPOPÓTAMO
CERTEZAS
|
DÚVIDAS
|
É UM ANIMAL MUITO GRANDE.
COME MUITO.
|
O QUE COME?
COMO ELE VIVE NA ÁGUA E NA TERRA?
A FÊMEA COLOCA OVO?
|
Referências:
SOISTAK, Maria Marilei.
Ensino-aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos por equipes de
responsabilidade em sala de aula: o enfoque no ensino de matemática nas séries
iniciais. 2010.97. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) -
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Curso de
Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, 2010.
VIDIELLA, Antoni Zabala- La
práctica educativa. Cómo enseñar.
.
Mariângela, os inventários de conhecimentos elaborados pelos grupos são muito bons, levantam questões curiosas de pesquisa. Muitas aprendizagens sobre os animais, suas tipologias, diferenças e a abertura ao trabalho interdisciplinar.
ResponderExcluirSei que os grupos já estão pesquisando e sistematizando as aprendizagens.
Ótimo!
Dica: forma correta de citar as Referência conforme Normas da ABNT
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Barcelona: Ed. GRAO, 1995.