sábado, 20 de maio de 2017

Grupo 1 - Meta 2: Projetos de Aprendizagem - Reflexões do Grupo

“Educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar formulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar” Albert Einstein.

Desejamos que nossos alunos sejam sujeitos pensantes! Diante do trabalho proposto pela interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, expressamos mais uma vez nossas experiências enquanto grupo, sobre a continuidade das pesquisas com os alunos.
Mediar para que o aluno seja responsável pela sua própria aprendizagem é algo desafiador, pois conforme na nossa síntese anterior- Meta 1, até mesmo as escolas raramente colaboram para isso. Esse desafio, com certeza nos levou a refletir como nós enquanto professoras podemos fazer a mudança, e independente de instituição realizar um projeto de aprendizagem de qualidade.
Os grupos, foram provocados a pesquisar com a ajuda do inventário de conhecimentos de certezas provisórias e dúvidas temporárias, à medida que foram desestabilizados, perceberam que o processo de investigação consiste no esclarecer das dúvidas e na validação das certezas.
Os alunos se aperceberam que podem fazer descobertas, e que possuem autonomia diante de tanta tecnologia para a busca de seu próprio conhecimento. Deixamos claro que há várias fontes para pesquisas, como as primárias e as secundárias.
Para a pesquisa, diante de tantas diversidades que surgiram de dúvidas, foram mencionadas as tecnologias, livros, revistas e pessoas. Os próprios alunos de grupos diferentes respondiam as dúvidas dos outros grupos, tendo como base algo que viu na internet ou por meio de adultos da sua própria família.
Sendo assim concordamos plenamente com as palavras da obra aprendizes do futuro: as inovações começaram! Onde menciona que “se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora”, acaba por ser domesticada e não é motivada a continuar aprendendo e descobrindo.
Os grupos se mostraram questionadores, e foram envolvidos pelos seus próprios interesses de pesquisa, e em sala de aula, houve apresentações das pesquisas e debates sobre as questões envolvidas. À medida que apresentavam o resultado de suas pesquisas, surgiam mais questões relacionadas aos assuntos que, acabavam por se tornar mais interessantes. 
Em nossa reflexão, enquanto docentes, ficamos contentes de poder proporcionar aos nossos alunos, o pensar e o pesquisar.  Além disso, temos muita satisfação em dar continuidade nos PAs (Projetos de Aprendizagem), rumo à nova etapa Meta 3 - Mapa Conceitual.

Referência:
 FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! São Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006. Disponível em:
<https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1881763/mod_folder/content/0/Aprendizagens%20do%20futuro.pdf?forcedownload=1> Acesso em: 16 abr. 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário