“Educar
verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar formulas prontas, mas sim
preparar a mente para pensar” Albert Einstein.
Desejamos que nossos
alunos sejam sujeitos pensantes! Diante do trabalho proposto pela
interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, expressamos mais uma vez nossas experiências
enquanto grupo, sobre a continuidade das pesquisas com os alunos.
Mediar para que o aluno
seja responsável pela sua própria aprendizagem é algo desafiador, pois conforme
na nossa síntese anterior- Meta 1, até mesmo as escolas raramente colaboram
para isso. Esse desafio, com certeza nos levou a refletir como nós enquanto professoras
podemos fazer a mudança, e independente de instituição realizar um projeto de
aprendizagem de qualidade.
Os grupos, foram provocados
a pesquisar com a ajuda do inventário de conhecimentos de certezas provisórias
e dúvidas temporárias, à medida que foram desestabilizados, perceberam que o
processo de investigação consiste no esclarecer das dúvidas e na validação das
certezas.
Os alunos se aperceberam
que podem fazer descobertas, e que possuem autonomia diante de tanta tecnologia
para a busca de seu próprio conhecimento. Deixamos claro que há várias fontes para
pesquisas, como as primárias e as secundárias.
Para a pesquisa, diante
de tantas diversidades que surgiram de dúvidas, foram mencionadas as
tecnologias, livros, revistas e pessoas. Os próprios alunos de grupos
diferentes respondiam as dúvidas dos outros grupos, tendo como base algo que
viu na internet ou por meio de adultos da sua própria família.
Sendo assim concordamos
plenamente com as palavras da obra aprendizes do futuro: as inovações
começaram! Onde menciona que “se o ser humano deixa de ser uma criança
perguntadora”, acaba por ser domesticada e não é motivada a continuar
aprendendo e descobrindo.
Os grupos se mostraram questionadores,
e foram envolvidos pelos seus próprios interesses de pesquisa, e em sala de
aula, houve apresentações das pesquisas e debates sobre as questões envolvidas.
À medida que apresentavam o resultado de suas pesquisas, surgiam mais questões
relacionadas aos assuntos que, acabavam por se tornar mais interessantes.
Em nossa reflexão, enquanto
docentes, ficamos contentes de poder proporcionar aos nossos alunos, o pensar e
o pesquisar. Além disso, temos muita
satisfação em dar continuidade nos PAs (Projetos de Aprendizagem), rumo à nova
etapa Meta 3 - Mapa Conceitual.
Referência:
FAGUNDES,
Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do
futuro: as inovações começaram! São Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006.
Disponível em:
<https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1881763/mod_folder/content/0/Aprendizagens%20do%20futuro.pdf?forcedownload=1>
Acesso em: 16 abr. 2017.
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