quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mára - Meta 2: Dúvidas e Certezas - semana 6


Após agruparmos as certezas e dúvidas em unidades de investigação, os alunos iniciaram as pesquisas em seus respectivos grupos de interesse (6 grupos), com a devida orientação de que teriam de explicar e aprofundar suas investigações.
Buscou-se parceiros “especialistas”, tanto na escola quanto fora dela, como forma de apoio para o aprofundamento das questões de investigação dos grupos e/ ou apoio para saídas de campo (profa. Juride, profa. Ana, pais do aluno Leonardo Fróes e pais do aluno Bruno Barcellos).
Com relação às fontes de pesquisa (sites da internet, livros, filmes, vídeos, reportagens, etc.), a professora orientou os alunos a sempre registrá-las de modo escrito ou através de fotos, para isso ensinou-os que um link é o "endereço" de um documento (ou um recurso) na web.
Houve discussão sobre a forma como iriam se comunicar e trabalhar em grupo no espaço fora da escola: as crianças resolveram formar grupos de WhatsApp; alguns grupos combinaram de se encontrar na casa de um colega, após as aulas ou nos finais de semana, mediante conversa com os pais (como uma possibilidade e não como imposição).
Também houve conversa sobre a necessidade dos celulares ou tablets ao menos uma vez por semana, em dia predeterminado, no espaço escolar (que já havia sido combinado com os pais em reunião).
Quanto ao aspecto do uso da internet como fonte de pesquisa, faz-se necessário salientar que só foi possível mediante o envolvimento dos pais para o uso dos celulares e tablets e da equipe diretiva da escola, a qual prontamente liberou a senha do wifi para que pudéssemos ter acesso.
E, sendo assim, “para que essas atividades possam ser acompanhadas e partilhadas por outros grupos, por professores, pesquisadores, etc, é fundamental a existência de mecanismos tecnológicos apropriados”. (FAGUNDES, 2006, p. 30).
Portanto, até o momento, como aspectos principais no desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem, da E.E.E.F. Otaviano Manoel de Oliveira Júnior é possível afirmar que a turma 42 está trabalhando em grupos de pesquisa de 4 a cinco componentes com demonstração de entusiasmo, havendo parceria, entendimento e colaboração nos grupos de pesquisa caminhando para a construção de aprendizagens; que dois grupos (2 e 3) saíram à frente organizando-se de forma eficiente e sendo seguidos como exemplo por alguns dos demais grupos; que se conseguiu formar uma rede de colaboração para o melhor andamento dos projetos e que há um bom entendimento dos pais com relação a apoiar, porém não fazer as pesquisas para ao filhos. 

Mára Moura


Referências:

FAGUNDES, Léa da Cruz. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Disponível em: file:///C:/Users/K%C3%AAnia/Downloads/Aprendizagens%20do%20futuro%20(1).pdf  Acesso em 01 de maio 2017.

Um comentário:

  1. Mára, parabéns por sua mediação docente no PA ao convidar colaboradores externos, envolver as famílias e outros professores.
    Também foi excelente a iniciativa de usar os dispositivos móveis em sala de aula como fontes de pesquisa, pois assim a escola atualiza seus procedimentos didáticos de pesquisa, aprendizagem e troca de informações.
    Essa metodologia de uso das tecnologias para mediação das aprendizagens são a tônica do PEAD, portanto, ressalto de forma positiva a transposição didática feita por você com a turma.

    A formação dos grupos de WhatsApp e os encontros extra-classe denotam a motivação dos alunos/as com o projeto.

    Parabéns!

    ResponderExcluir