Dúvidas e certezas – (Meta 2)
“Nunca tenha certeza de
nada, por que a sabedoria começa com a dúvida” Freud.
Na sequencia do projeto com o quarto ano, os alunos estavam bem
animados. Rapidamente se reuniram em seus respectivos grupos, e foram surpreendidos
com a certeza que virou dúvida.
Ao rediscutirem suas questões levantadas,
surgiram novas curiosidades, e à medida que foram desestabilizados, por novas
perguntas ficaram provocados à pesquisa.
Grupo 1 - O mundo foi feito de que?
Respostas/certezas:
-terra
-água
-grama
-ar
Dúvidas
- O mundo foi feito com
tudo junto, ao mesmo tempo?
- O mundo foi feito
separado da terra, água, grama e ar?
- Deserto faz parte do
mundo? Por quê?
Grupo 2- Na falta de água no
mundo o que acontece com as pessoas?
Respostas/certezas:
- As pessoas passam mal.
- Iriam
passar muita sede.
- Iriam
morrer.
Dúvidas
- Mas se
as pessoas comerem frutas, não sobrevivem?
- Se
parar de chover não tem mais água?
- As
pessoas podem sobreviver com água de coco?
Grupo 3- Por que os números não acabam?
Respostas/certezas: - Porque são
infinitos
- São
vários
Dúvidas
-
Como eu sei que os números são infinitos?
- Por
que os números são vários?
Grupo 4- Por que as pessoas se apaixonam?
Respostas/certezas: -
Porque a pessoa é bonita, “gata ou gato”!
-
Pelos olhares.
-
Porque se conhecem.
Dúvidas:
- O
que é o conhecer?
- Se
a pessoa é feia, ninguém vai se apaixonar por ela?
- Se
a pessoa for cega não vai se apaixonar?
A professora regente Eliane, e eu,
apreciamos muito a imaginação dos alunos, e tentamos não interferir muito nas
dúvidas e certezas, embora tenha partido de nós as primeiras perguntas que
desestabilizaram as certezas. Após isso, os próprios alunos passaram a levantar
dúvidas de suas certezas.
O aluno Antônio, do grupo um, levantou
a questão da água de coco, surgindo uma pequena discussão entre os colegas do
grupo dois. Acredito que ao passo que os alunos forem fazendo as pesquisas e o
mapa conceitual, chegarão à conclusão que algumas certezas e dúvidas não estão
em harmonia com a dúvida inicial da pesquisa. Muitos alunos, empolgadamente, já
questionaram o uso da internet como caminho para pesquisa, e outros pensam em
livros e até mesmo na própria família como fonte de pesquisa.
No entanto ao passo que a
atividade avança iremos
conduzindo nossos alunos, tentando não impor o que achamos ser o melhor modo de
aprender, porém permitindo a autonomia e a flexibilidade dos mesmos.
Michelle
Michelle! Parabéns pelo desenvolvimento da Meta 2: a elaboração do Inventário de Conhecimentos (contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas) e a organização do trabalho de pesquisa.
ResponderExcluirObrigada professora Aline! Fico animada em continuar.
ResponderExcluir