terça-feira, 2 de maio de 2017

Michelle - Meta 2: Dúvidas e Certezas - Semana 5

Dúvidas e certezas – (Meta 2)

“Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida” Freud.

                  Na sequencia do projeto com o quarto ano, os alunos estavam bem animados. Rapidamente se reuniram em seus respectivos grupos, e foram surpreendidos com a certeza que virou dúvida.
              Ao rediscutirem suas questões levantadas, surgiram novas curiosidades, e à medida que foram desestabilizados, por novas perguntas ficaram provocados à pesquisa.

                Grupo 1 - O mundo foi feito de que?
Respostas/certezas:   
-terra
 -água
 -grama
-ar

Dúvidas

- O mundo foi feito com tudo junto, ao mesmo tempo?
- O mundo foi feito separado da terra, água, grama e ar?
- Deserto faz parte do mundo? Por quê?
                     

              Grupo 2- Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?

              Respostas/certezas:        
     - As pessoas passam mal.
- Iriam passar muita sede.
- Iriam morrer.

Dúvidas
- Mas se as pessoas comerem frutas, não sobrevivem?
- Se parar de chover não tem mais água?
- As pessoas podem sobreviver com água de coco?

                Grupo 3- Por que os números não acabam?
                      Respostas/certezas:                                                                                                                                     - Porque são infinitos
- São vários

Dúvidas

- Como eu sei que os números são infinitos?
- Por que os números são vários?

                Grupo 4- Por que as pessoas se apaixonam?

                                       Respostas/certezas:                                                - Porque a pessoa é bonita, “gata ou gato”!
- Pelos olhares.
- Porque se conhecem.

Dúvidas:

- O que é o conhecer?
- Se a pessoa é feia, ninguém vai se apaixonar por ela?
- Se a pessoa for cega não vai se apaixonar?

                A professora regente Eliane, e eu, apreciamos muito a imaginação dos alunos, e tentamos não interferir muito nas dúvidas e certezas, embora tenha partido de nós as primeiras perguntas que desestabilizaram as certezas. Após isso, os próprios alunos passaram a levantar dúvidas de suas certezas.

                O aluno Antônio, do grupo um, levantou a questão da água de coco, surgindo uma pequena discussão entre os colegas do grupo dois. Acredito que ao passo que os alunos forem fazendo as pesquisas e o mapa conceitual, chegarão à conclusão que algumas certezas e dúvidas não estão em harmonia com a dúvida inicial da pesquisa. Muitos alunos, empolgadamente, já questionaram o uso da internet como caminho para pesquisa, e outros pensam em livros e até mesmo na própria família como fonte de pesquisa.     
  
                 No entanto ao passo que a atividade avança iremos conduzindo nossos alunos, tentando não impor o que achamos ser o melhor modo de aprender, porém permitindo a autonomia e a flexibilidade dos mesmos.





Michelle


2 comentários:

  1. Michelle! Parabéns pelo desenvolvimento da Meta 2: a elaboração do Inventário de Conhecimentos (contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas) e a organização do trabalho de pesquisa.

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  2. Obrigada professora Aline! Fico animada em continuar.

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