Continuação do projeto de aprendizagem, levantamento
das dúvidas e certezas. Os alunos novamente reuniram-se em grupo e mostraran-se
bastante interessados na sequencia do projeto
Eu e a professora Michele pegamos as questões
de cada grupo e registramos no quadro:
·
O mundo foi feito de que?
·
Na falta de água o que acontece com as
pessoas?
·
Por que os números não acabam?
·
Por que as pessoas se apaixonam?
Inicialmente eu e a
professora Michele instigamos as primeiras perguntas, mas logo os alunos
passaram a participar com muita animação, relatando suas certezas e levantando
suas dúvidas.
Eu gostei muito de fazer a desestabilização
nos meus alunos, em especial no grupo do amor. Eles afirmaram que as pessoas se
apaixonam porque a pessoa é bonita! Perguntei: - E os feios ninguém se apaixona
por eles?
O grupo ficou completamente desestabilizado,
sem saber o que responder, a certeza que tinham no começo virou uma grande
dúvida.
Continuando com este grupo,
eles responderam que a pessoa se apaixona pelos olhares. Perguntei: - Mas quem
é cego, não se apaixona?
Novamente o grupo ficou
chocado com a questão levantada.
Outra certeza levantada por
este grupo foi: As pessoas se apaixonam por que se conhecem.
Perguntei: Nós todos aqui
nos conhecemos, somos todos apaixonados?
Responderam: - Claro que
não.
O que o grupo afirmou antes
com certeza passou a ser dúvida.
Logo após este levantamento
das certezas e dúvidas passamos a construir a segunda página do blog, onde os
alunos passaram a registrar as certezas e dúvidas.
Esta aula me levou a lembrar
do texto de Alarcão, que diz “a reflexão baseia-se na vontade, no pensamento,
em atitudes de questionamento e curiosidade, na busca da verdade e da justiça.”
Agora os grupos estão
prontos para embarcarem na aventura da descoberta , rumo as respostas que agora
desejam alcançar para sanar suas dúvidas.
Vide comentários anteriores.
ResponderExcluir