quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mariângela - Meta 1: Mapeamento da Turma e Perguntas - Semana 3




        PROJETO DE APRENDIZAGEM – MAPEAMENTO DA TURMA
Mariângela Touguinha Mastalir

            No ano de 2017, estou trabalhando com uma turma de A10[1] na EMEF João Antonio Satte que fica situada na Rua Gamal Abnel Nasser número 500 no bairro Parque dos Mais/ Rubem Berta.

            A sala da turma A15 fica situada próximo ao ginásio e da brinquedolândia na parte dos fundos da escola. A sala é conjugada com outra turma de A10 e ambas dividem um banheiro com duas privadas, um bebedor e uma pia estilo fazenda. Além desse espaço, existe uma pequena área, pracinha, com um gira-gira, um escorregador com dois balanços acoplados e um trepa-trepa. Como uma das alunas da turma tem     OSTEOGÊNESE IMPERFEITA (OSSOS DE VIDRO) a turma faz o seu período de recreio nessa pracinha e nesse momento são colocados à disposição dos alunos caixas com carrinhos, bonecas, panelinhas, bolas, vai e vem e outros brinquedos que possam oportunizar um momento de lazer prazeroso. Uma monitora fica acompanhando os alunos nesse espaço.

        A aluna explicou para os colegas o seu problema de saúde, na segunda semana de março, e desde esse dia os colegas sabem que a colega pode “quebrar” os ossos se cair no chão. E ainda em função dessa aluna na aula de educação física a monitora fica o tempo todo ao seu lado controlando a intensidade dos impactos dos exercícios. Há uma recomendação médica da aluna realizar atividades para não ocorrer atrofiamento.

           A turma A15 é composta por 12 meninas e 11 meninos. A média da idade dos alunos é de 7 anos. No total a turma é composta por 23 alunos. Desses, seis não  frequentaram escola infantil. É uma turma muito tranquila e com muito interesse em aprender. Demonstram interesse em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Mas como é uma turma do primeiro ano, os alunos ainda não estão alfabetizados, ou seja, não leem e nem escrevem. Quase todos estão no nível pré – silábico (anexo1) atualmente todos já escrevem o seu nome, reconhecem as vogais e as outras letras do alfabeto em sua ordem.

            Sendo assim, nos momentos de escrita a figura do professor ainda é vista e, por que não falar, usada como o escriba da turma. Esse termo escriba, usado com a turma, foi explicado o seu significado.

Anexo 01 - Hipótese pré--Silábica:

 CARACTERÍSTICAS:

  • Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
  • Não relaciona a escrita com a fala;
  • Não diferencia letras de números;
  • Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
  • Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;
  • Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome pequeno.
  • Usa as letras do nome para escrever tudo;
  • Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
  • Leitura global: lê a palavra como um todo.

AVANÇOS:
  • Diferenciar o desenho da escrita;
  • Perceber as letras e seus sons;
  • Identificar e escrever o próprio nome;
  • Identificar o nome dos colegas;
  • Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.


            
         


[1] A10- Nomenclatura usada na escola ciclada que define o grupo de turmas do mesmo ano ciclo.

2 comentários:

  1. Olá, Mariângela é um desafio, ter 26 alunos no 1º ano. Lendo às suas postagens, percebemos que ao findar o ano, todos os seus alunos serão assíduos leitores de livros. Parabéns!!

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  2. Que importante abordar em sala de aula essa questão da deficiência e da diferença, nossa maior riqueza humana. O PA pretende esse envolvimento, essa abertura à descoberta, as trocas entre saberes, numa comunidade de prática onde todos ensinam e aprendem. Parabéns.

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