quinta-feira, 20 de abril de 2017

Mariângela - Meta 1 : Projetos de Aprendizagem: Reflexões Pessoais - Semana 4

REFLEXÃO

          No momento como a turma com a qual trabalho é uma turma de primeiro ano, estou pesquisando como elaborar um projeto de aprendizagem partindo do interesse dos alunos. Fico preocupada em evitar de direcionar o projeto.
            Entendo o quanto trabalhar com projetos é muito rico, pois favorece o processo de ensino/aprendizagem, fazendo com que aluno e professor realizem o trabalho de forma coletiva. É importante destacar que o trabalho com projetos surge de uma indagação, um problema que necessita de solução.
            Inicialmente considerei usar um material com a pergunta: “O que desejo aprender? ”, mas como esse foi para a casa do aluno, ponderei que poderiam ter respostas com os desejos das famílias e não dos alunos. Avaliando essa possibilidade, ponderei que esses dados poderiam levar a elaboração de um projeto de aprendizagem sem o interesse e desejo do aluno.
            FREIRE & SCHOR (1987:15) afirmam que a motivação para aprender tem que estar dentro do próprio ato de estudar, dentro do reconhecimento da importância que o conhecimento tem. Neste sentido, é preciso significar o objeto do conhecimento, neste caso, a leitura e a escrita, para que os alunos e alunas desejem aprender a ler e a escrever, fazendo uso prazeroso destes conhecimentos.
Fazer um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade.
Num projeto espera-se que o aluno desenvolva as habilidades como elaborar, refletir, selecionar, ampliar, melhorar a prática da escrita e da leitura, revisar, registrar, pesquisar, argumentar, saber respeitar a opinião dos colegas, trabalhar de forma cooperativa, desenvolver a autonomia e a responsabilidade. Já o professor deve agir como mediador, auxiliar, criar situações desafiadoras, intervir quando necessário e essas habilidades são desenvolvidas no andamento do projeto.
O tema do pode surgir com base nas ações e atitudes apresentadas pelos alunos e o professor, atento às manifestações dos alunos, conseguirá identificar o problema e sugerir um projeto. O aluno deve interagir com o projeto, estar por dentro de todo o assunto e se sentir livre para opinar, desenvolver, planejar, se posicionar diante dele, favorecendo o desenvolvimento da autonomia. E, quando o projeto a ser desenvolvido acontece de maneira significativa, os resultados são positivos, pois realmente a aprendizagem acontece e o aluno passa a ser corresponsável pelo seu desenvolvimento intelectual. Ele percebe que, quando tem vontade, se esforça e busca melhorias, suas capacidades intelectuais são afloradas, o que o leva a se tornar um ser mais consciente sobre a importância em ampliar e aprimorar o conhecimento.
Levando em consideração esses argumentos pondero que como a elaboração do projeto ainda está em fase de sondagem  coloco diretamente que na semana de 24/4 o projeto estará neste blog.

Referência:    
FREIRE, Paulo. & SCHOR, Ira. Medo e ousadia, o cotidiano do professor. 2 ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Um comentário:

  1. Olá, Mariangela, os projetos de aprendizagem, nos permite conhecer mais o nosso aluno, pois podemos nos surprender com às perguntas que surgem, com seus desejos de aprender e de como são solidários, como são capazes de trabalhar em grupo e respeitam a individualidade dos seus colegas.
    Abraços

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