quinta-feira, 27 de abril de 2017

Mára - Meta 2: Dúvidas e Certezas - Semana 5




A partir das indagações dos alunos, indagações essas que “se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo” (FAGUNDES et al., 2006, p. 30), seguimos para a Meta 2, dos Projetos de Aprendizagem, do 4º ano – turma 42, da EEEF Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, no município de Guaíba/RS.
Nessa etapa, continuamos priorizando que o aluno seja participante ativo na construção de suas aprendizagens. Então, após o agrupamento dos alunos com questões afins, de forma conjunta, cada grupo analisou as questões colocadas inicialmente na Meta 1, reformulando e criando uma pergunta representativa dos interesses do grupo – a Questão Norteadora da pesquisa.
Escolhida a questão, cada grupo organizou um quadro no qual elaborou suas certezas provisórias (seu conhecimento prévio sem consulta de fontes) e suas dúvidas temporárias (o que falta saber), ou seja, assim ocorreu a tomada de consciência do que anseiam conhecer.
Feito isso, cada grupo organizou-se da seguinte forma:

Passado e Futuro – Uma viagem na linha do tempo é possível?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • Existe passado e presente.
  • No futuro a modernidade vai mudar.

  • É possível fazer uma viagem no tempo?
  • No futuro o mundo pode acabar?
  • O nosso município pode ser destruído?
  • No futuro vai ter carro mais moderno?

Grupo 1: Eduardo, João Vitor, Otávio, Davi


Os planetas e o universo - O que é universo?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • O Sistema Solar existe.
  • O Planeta Terra existe.
  • Júpiter existe.
  • Marte existe.
  • Eu moro no Planeta Terra.
  • O que é o big bang?
  • Por que a noite é escura se existem estrelas e lua no céu?
  • Quantos e quais planetas existem?
  • Por que existem planetas?
  • Como se formam os planetas?
  • Quantos planetas existem no Sistema Solar?
  • Existe mais de um universo?
  • Qual foi o primeiro planeta a ser descoberto?
  • Qual foi o primeiro planeta que existiu no universo?
  • Todos os planetas têm dia e noite?

Grupo 2: Giselle, Leonardo Froes, Bruno Barcellos, Maria Giovana, Marina.


Como funciona um vulcão?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • Vulcões existem.
  • Os vulcões são fundos.
  • Os vulcões têm lava.
  • Alguns lugares têm vulcões e outros não.

  • O que é um vulcão?
  • Existem vulcões diferentes?
  • Existem vulcões no Brasil?
  • Existe vulcão no Paraguai?
  • Quando sai lava do vulcão, dá terremoto?
  • Será que tem vulcão na China?

Grupo 3: Graziela, Brandon, Ana Lia, Vitória


Como foi criada a internet?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • A internet existe.
  • Todos os colegas do grupo têm internet.
  • Quem criou a internet?
  • Em que época a internet foi criada?
  • A internet melhorara ou piorara a vida das pessoas?
  • Quais são os perigos da internet?

Grupo 4: Vinícius, Gabriel, Bruno Santos, João Pedro, Fernanda


Iluminando – Como a eletricidade funciona?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • A eletricidade traz luz.
  • A eletricidade é transferida para o celular.
  • Sem eletricidade a luz dos postes não funciona.
  • O ar condicionado não funciona sem eletricidade.
  • A internet só funciona com eletricidade.
  • Para que serve a eletricidade?
  • De onde surgiu a eletricidade?
  • Por que as coisas elétricas não funcionam sem eletricidade?
  • Porque os eletricistas não tomam choque quando tocam no fio de eletricidade?
  • O relógio precisa de eletricidade?

Grupo 5: Bruno Teixeira, Leonardo Ficher, Miriã, Eduarda, Laura


O que é área 51?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • A área 51 é algo proibido.
  • Algumas pessoas têm medo da área 51.

  • A área 51 existe?
  • Por que a área 51 é proibida?
  • Onde fica a área 51?
  • Que filmes usaram a área 51?

Grupo 6: Gabriela, Arthur, Lavínia, Daniela

Mára Moura

Referências:
FAGUNDES, Lea et al. Projetos de Aprendizagem – uma experiência mediada por ambientes telemáticos. In:Revista Brasileira de Informática na educação. Vol. 14, n. 1, jan a abr, 2006, p. 29-39. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário