A partir das indagações
dos alunos, indagações essas que “se manifestam por inquietações advindas de
suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo” (FAGUNDES et al.,
2006, p. 30), seguimos para a Meta 2, dos Projetos de Aprendizagem, do 4º ano –
turma 42, da EEEF Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, no município de
Guaíba/RS.
Nessa etapa, continuamos
priorizando que o aluno seja participante ativo na construção de suas
aprendizagens. Então, após o agrupamento dos alunos com questões afins, de
forma conjunta, cada grupo analisou as questões colocadas inicialmente na Meta
1, reformulando e criando uma pergunta representativa dos interesses do grupo –
a Questão Norteadora da pesquisa.
Escolhida a questão, cada
grupo organizou um quadro no qual elaborou suas certezas provisórias (seu
conhecimento prévio sem consulta de fontes) e suas dúvidas temporárias (o que falta
saber), ou seja, assim ocorreu a tomada de consciência do que anseiam conhecer.
Feito isso, cada grupo
organizou-se da seguinte forma:
Passado e Futuro – Uma viagem na linha do tempo é possível?
|
|
CERTEZAS PROVISÓRIAS
|
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
|
|
|
Grupo 1: Eduardo, João Vitor,
Otávio, Davi
|
Os planetas e o universo - O
que é universo?
|
|
CERTEZAS PROVISÓRIAS
|
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
|
|
|
Grupo 2: Giselle, Leonardo Froes, Bruno
Barcellos, Maria Giovana, Marina.
|
Como
funciona um vulcão?
|
|
CERTEZAS PROVISÓRIAS
|
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
|
|
|
Grupo 3: Graziela, Brandon, Ana Lia,
Vitória
|
Como foi criada a internet?
|
|
CERTEZAS PROVISÓRIAS
|
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
|
|
|
Grupo 4: Vinícius, Gabriel, Bruno
Santos, João Pedro, Fernanda
|
Iluminando – Como a eletricidade funciona?
|
|
CERTEZAS PROVISÓRIAS
|
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
|
|
|
Grupo 5: Bruno Teixeira, Leonardo
Ficher, Miriã, Eduarda, Laura
|
O que é área 51?
|
|
CERTEZAS PROVISÓRIAS
|
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
|
|
|
Grupo 6: Gabriela, Arthur, Lavínia,
Daniela
|
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário