segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mára - Meta 1 - Mapeamento da Turma e Perguntas - Semana 3



Atividade 02: Projetos de Aprendizagem: Perguntas (Meta 01)


Meta 1: Projetos de Aprendizagem: Mapeamento da turma
Escola: EEEF Otaviano Manoel de Oliveira Júnior
Área geográfica da escola: Área urbana do município de Guaíba - RS
Turma de aplicação: 4º ano do Ensino Fundamental
Idade: de 9 a 10 anos
Nº de alunos: 27 ( 13 meninas e 14 meninos)
Nível de escrita dos alunos: 1 silábico, 1 silábico alfabético, 25 alfabéticos


Meta 1 : Projetos de Aprendizagem: Perguntas 

No dia 10 de abril de 2017, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da EEEF Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, juntamente com sua professora mobilizaram-se para dar início a uma proposta metodológica que se utiliza da pesquisa e da investigação para responder à curiosidade natural do ser humano, de maneira colaborativa: um Projeto de Aprendizagem.
Inobstante, sobre a metodologia, para Fagundes, et al. (2006, p. 30), “o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo”.
Assim, com orientação da professora, a turma iniciou os trabalhos. Eles tiveram um tempo para pensar no que sempre tiveram vontade de pesquisar e aprender, mas nunca tiveram a oportunidade.
Em seguida, a professora solicitou que cada um, individualmente, registrasse suas curiosidades.

Isso feito, a professora leu todas as perguntas para a turma e registrou no quadro verde. 

As perguntas elaboradas pelos alunos foram:
·         É possível viajar para o futuro? – Otávio
·         Como se faz um avião? – João Pedro
·         É possível voltar no passado? – Vinícius
·         O big bang deu origem a tudo? O Slanderman existe? Ele rouba só crianças? – Daniela
·         O que existiu antes dos humanos, dos dinossauros e do homem das cavernas? – Fernanda
·         Como se constrói um carro? – Bruno Santos
·         Podemos aprender mais sobre os planetas e sobre a Terra? – Maria Giovana
·         As flores vivem na neve? – Ana Lia
·         Como o planeta nasce? – João Vitor
·         Como surgiu a primeira árvore? – Eduardo
·         Como funcionam os campos magnéticos? Como funcionam os aviões? – Davi
·         Como a eletricidade funciona? – Bruno Teixeira – Leonardo Ficher
·         O que é big bang? – Arthur – Leonardo Fróes
·         Como o nosso coração funciona? Por que o nosso cérebro é tão importante? – Eduarda
·         O que tem dentro do corpo humano? O que é área 51?  – Brandon – Lavínia
·         Como é o modo de vida dos animais selvagens? – Marina
·         Como foi criado o Planeta Terra? Como eram os animais? – Bruno Barcelllos
·         Como funciona um vulcão? De onde vem a lava? – Graziela
·         Qual a origem dos humanos? – Giselle
·         Como funciona um hamster por dentro? – Miriã
·         Como o homem das cavernas sobrevivia? – Vitória
·         Como foi criada a internet? – Gabriel
·         Quando as pessoas aprenderam a falar? – Gabriela
·         Como o Big Bang deu origem a tudo?

Após elaborar a lista de perguntas de interesse da turma, com a participação de todos e onde cada um pôde apresentar quantas dúvidas desejasse, a professora sugeriu aos alunos que agrupassem as questões com proximidade de temas, ao passo que ia registrando em papel pautado.
Então, surgiu a pergunta de um aluno:
— Quem quiser pode usar a pergunta do outro colega se achar melhor?
A professora disse que sim, desde que quem quisesse trocar tivesse de fato interesse em descobrir a resposta.
Para surpresa da docente, automaticamente os grupos se formaram, havendo troca-troca de interesses. E, perguntado, no grande grupo, o porquê trocaram aquilo que gostariam de saber, responderam que não tinham pensado antes naquilo, ou que o que os colegas queriam saber era “mais legal”.

 Passada uma semana, no dia 17 de abril de 2017, retomamos nosso PA e os 6 (seis) grupos formados foram devidamente registrados. Na sequência, cada grupo trabalhou para lapidar sua questão de investigação, o que resultou na seguinte composição:

Grupo 1 –
Passado e Futuro - uma viagem na linha do tempo é possível?
Componentes: (04) Eduardo, João Vitor, Otávio, Davi

Grupo 2 – Os planetas e o universo - O que é universo?
Componentes: (05) Giselle, Leonardo Froes, Bruno Barcellos, Maria Giovana, Marina.

Grupo 3 – Como funciona um vulcão?
Componentes: (04) Graziela, Vitória, Brandon, Ana Lia

Grupo 4 –Como foi criada a internet?
Componentes: (05) Vinícius, Gabriel, Bruno Santos, João Pedro, Fernanda

Grupo 5 – Como a eletricidade funciona?
Componentes: (05) Bruno Teixeira, Leonardo Ficher, Miriã, Eduarda, Laura

Grupo 6 – O que é área 51?
Componentes: (04) Gabriela, Arthur, Lavínia, Daniela

Quase ao final dos trabalhos, a Supervisora Daniela foi nos visitar, nos parabenizando pela iniciativa do Projeto de Aprendizagem e pelas belas e criativas questões de investigação.
 


Referências:

FAGUNDES, Lea et al. Projetos de Aprendizagem – uma experiência mediada por ambientes telemáticos. In:Revista Brasileira de Informática na educação. Vol. 14, n. 1, jan a abr, 2006, p. 29-39.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário