Atividade 02: Projetos de Aprendizagem: Perguntas (Meta 01)
Meta 1: Projetos de Aprendizagem: Mapeamento da turma
Escola: EEEF
Otaviano Manoel de Oliveira Júnior
Área geográfica
da escola: Área urbana do município de Guaíba - RS
Turma de
aplicação: 4º ano do Ensino Fundamental
Idade: de 9 a 10
anos
Nº de
alunos: 27 ( 13 meninas e 14 meninos)
Nível de
escrita dos alunos: 1 silábico, 1 silábico alfabético, 25 alfabéticos
Meta
1 : Projetos de Aprendizagem: Perguntas
No dia 10 de abril de 2017, os alunos do 4º ano do
Ensino Fundamental, da EEEF Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, juntamente com
sua professora mobilizaram-se para dar início a uma proposta metodológica que
se utiliza da pesquisa e da investigação para responder à curiosidade natural
do ser humano, de maneira colaborativa: um Projeto de Aprendizagem.
Inobstante, sobre a metodologia, para Fagundes, et al. (2006, p. 30), “o
desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações
que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações
se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em
conhecer e explicar o mundo”.
Assim, com orientação da professora, a turma iniciou
os trabalhos. Eles tiveram um tempo para pensar no que sempre tiveram vontade
de pesquisar e aprender, mas nunca tiveram a oportunidade.
Em seguida, a professora solicitou que cada um,
individualmente, registrasse suas curiosidades.
Isso feito, a professora leu todas as
perguntas para a turma e registrou no quadro verde.
As perguntas elaboradas pelos alunos foram:
·
É possível viajar para o
futuro? – Otávio
·
Como se faz um avião? –
João Pedro
·
É possível voltar no
passado? – Vinícius
·
O big bang deu origem a
tudo? O Slanderman existe? Ele rouba só crianças? – Daniela
·
O que existiu antes dos
humanos, dos dinossauros e do homem das cavernas? – Fernanda
·
Como se constrói um
carro? – Bruno Santos
·
Podemos aprender mais
sobre os planetas e sobre a Terra? – Maria Giovana
·
As flores vivem na neve?
– Ana Lia
·
Como o planeta nasce? –
João Vitor
·
Como surgiu a primeira
árvore? – Eduardo
·
Como funcionam os campos
magnéticos? Como funcionam os aviões? – Davi
·
Como a eletricidade
funciona? – Bruno Teixeira – Leonardo Ficher
·
O que é big bang? –
Arthur – Leonardo Fróes
·
Como o nosso coração
funciona? Por que o nosso cérebro é tão importante? – Eduarda
·
O que tem dentro do corpo
humano? O que é área 51? – Brandon –
Lavínia
·
Como é o modo de vida dos
animais selvagens? – Marina
·
Como foi criado o Planeta
Terra? Como eram os animais? – Bruno Barcelllos
·
Como funciona um vulcão?
De onde vem a lava? – Graziela
·
Qual a origem dos
humanos? – Giselle
·
Como funciona um hamster
por dentro? – Miriã
·
Como o homem das cavernas
sobrevivia? – Vitória
·
Como foi criada a
internet? – Gabriel
·
Quando as pessoas
aprenderam a falar? – Gabriela
·
Como o Big Bang deu
origem a tudo?
Após elaborar a lista de perguntas de interesse da
turma, com a participação de todos e onde cada um pôde apresentar quantas
dúvidas desejasse, a professora sugeriu
aos alunos que agrupassem as questões com proximidade de temas, ao passo que ia
registrando em papel pautado.
Então, surgiu a pergunta de um aluno:
— Quem quiser pode usar a pergunta do outro colega
se achar melhor?
A professora disse que sim, desde que quem
quisesse trocar tivesse de fato interesse em descobrir a resposta.
Para surpresa da docente, automaticamente os grupos se formaram, havendo
troca-troca de interesses. E, perguntado, no grande grupo, o porquê trocaram
aquilo que gostariam de saber, responderam que não tinham pensado antes naquilo,
ou que o que os colegas queriam saber era “mais legal”.
Passada uma semana, no dia 17 de abril de 2017,
retomamos nosso PA e os 6 (seis) grupos formados foram devidamente registrados.
Na sequência, cada grupo trabalhou para lapidar sua questão de investigação,
o que resultou na seguinte composição:
Grupo 1 –
Passado e
Futuro - uma viagem na linha do tempo é possível?
Componentes: (04) Eduardo, João Vitor, Otávio,
Davi
Grupo 2 –
Os planetas e o universo - O que é universo?
Componentes: (05) Giselle, Leonardo Froes,
Bruno Barcellos, Maria Giovana, Marina.
Grupo 3 –
Como funciona um vulcão?
Componentes: (04) Graziela, Vitória, Brandon,
Ana Lia
Grupo 4 –Como
foi criada a internet?
Componentes: (05) Vinícius, Gabriel, Bruno
Santos, João Pedro, Fernanda
Grupo 5 –
Como a eletricidade funciona?
Componentes: (05) Bruno Teixeira, Leonardo
Ficher, Miriã, Eduarda, Laura
Grupo 6 –
O que é área 51?
Componentes: (04) Gabriela, Arthur, Lavínia,
Daniela
Quase ao final dos trabalhos, a Supervisora Daniela
foi nos visitar, nos parabenizando pela iniciativa do Projeto de Aprendizagem e
pelas belas e criativas questões de investigação.
Referências:
FAGUNDES, Lea et al.
Projetos de Aprendizagem – uma experiência mediada por ambientes telemáticos.
In:Revista Brasileira de Informática na educação. Vol. 14, n. 1, jan a
abr, 2006, p. 29-39.
Nenhum comentário:
Postar um comentário