quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mára - Meta 1 : Projetos de Aprendizagem: Reflexões Pessoais - Semana 4




“Educar para a autonomia implica fazer um ensino reflexivo que, por sua vez, se baseia numa postura reflexiva do próprio professor”. (ALARCÃO, 1996, pg. 15)

Ser um professor reflexivo é ser um professor que conhece sua prática e que educa o aluno à reflexão, visando sua autonomia. Logo, enquanto professora, preciso estar munida de conhecimento e de reflexão crítica de minha prática para uni-los e realizar um trabalho de humanização, pensando na heterogeneidade de meus alunos.
Assim, através do desenvolvimento da Meta 1, do Projeto de Aprendizagem que se iniciou no mês de abril, no 4º ano do Ensino Fundamental, da EEEF Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, tive como objetivo o comprometimento comigo mesma para depois assumir um compromisso com o outro (alunos, pais, colegas, equipe diretiva, professores do PEAD, tutores e colegas de curso).
A expectativa com relação ao envolvimento das crianças ao PA foi um agente de ansiedade, porque havia, em mim, um certo receio de que eles fossem achar muito complicado o refletir no que gostariam de saber ou expor seus questionamentos, afinal, esse espaço que estamos construindo juntos é de reaprender a perguntar, de duvidar, um espaço em que estamos aprendendo a trabalhar em grupo colaborativamente, havendo parceria entre alunos, professores, pais e escola.
Experimentei, o sentimento de incapacidade de desenvolver o PA na integralidade da forma como aprendi no PEAD, porque a escola não dispõe de sala de informática. Porém, em reunião com os pais, tive a grata satisfação de receber apoio e ter disponibilizados, em datas pré-determinadas, celulares, tablets e notebooks, o que permitirá as pesquisas dos grupos via internet (se funcionar), na escola.
Um aspecto que julguei importante no decorrer da Meta1 é que não elaboramos um material específico para os relatos dos grupos a cada momento do PA, como por exemplo, poderia ter fornecido um caderno para anotações individuais sobre suas primeiras ações e descobertas, ou seja, seus relatos e registros sobre as primeiras impressões. Mas, providenciaremos.
Para Fagundes “[…] o aprendiz aqui é entendido como sujeito de aprendizagem, […] que determina caminhos e orienta seu próprio processo de aprendizagem, num processo coletivo e individual (FAGUNDES, 1999, p.13).
Também reputo importante as aprendizagens já percebidas na interação entre os alunos nos grupos, pois está havendo respeito no convívio e aceitação das diferentes formas de pensar dos colegas.
De outra banda, faz-se importante relatar que despertamos a curiosidade de alguns colegas de profissão para saber o que está acontecendo na turma do 4º ano (42), o que estamos fazendo de diferente.
Momento agradável e de grande estímulo, à turma e à professora, foi a visita inesperada da Supervisora Daniela (supervisora escolar), que nos parabenizou pela iniciativa do PA, pelas questões de investigação e pelo empenho e satisfação que percebeu em todos os envolvidos no processo, colocando-se como parceira nesse processo de ensino-aprendizagem.


Referências:

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação).

FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! São Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1881763/mod_folder/content/0/Aprendizagens%20do%20futuro.pdf?forcedownload=1> Acesso em: 16 abr. 2017.

Um comentário:

  1. Oi, Mara, é muito prazeroso, perceber como os nossos alunos tem muitos questionamentos e ter um professor que os ouça, que os estimule, que lhes apresente uma forma dinâmica de aprender, trabalhando em grupo eles desenvolvem sociabilidade, respeito pelo outro, entre outros. É mais prazerosos ainda, quando conseguimos que outros professores se interessem pelo que estamos fazendo e gostando e quem sabe tentando aplicar os projetos de aprendizagem, o que lhes faltava alguém que os incentiva-se. Parabéns!!

    ResponderExcluir