Projeto de aprendizagem
Cabe ao professor organizar projetos que
viabilizem situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios
projetos. São níveis de projetos distintos que se articulam nas interações em
sala de aula.
O
projeto do professor pode descobrir estratégias para que os alunos construam
seus projetos tendo em vista discutir sobre uma dúvida de seu cotidiano ou de
um assunto relacionado com os estudos de certa disciplina, podendo ou não
envolver o uso de diferentes mídias disponíveis no espaço escolar. De
certa forma esta situação permite ao professor assumir uma postura reflexiva e
investigativa em sua ação pedagógica que o leve a uma abordagem
interdisciplinar.
O
projeto é um planejamento de um trabalho a ser executado; é a ideia do fazer
algo; tem como função elaborar estratégias para solucionar um determinado
problema. Faz parte da natureza humana, planejar ações.
O
projeto de aprendizagem deixa a escolha do objeto a ser estudado partir dos
alunos, da sua curiosidade. Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o
professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de
planejamento para cada etapa.
O projeto de ensino indica promover melhorias
no processo de ensino aprendizagem; pode envolver uma ou mais disciplinas. É
realizado pelos professores.
O
projeto de ação é uma conexão entre os dois projetos citados a cima.
Para Zabala a melhora de qualquer das ações humanas deve passar pelo
conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas. Conhecer essas
variáveis permitirá ao professor, previamente, planejar o processo educativo,
e, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, em um
modelo de percepção da realidade da aula estão estreitamente vinculados o
planejamento, a aplicação e a avaliação.
Uma forma de determinar os objetivos da educação
é analisar as capacidades que se pretende desenvolver nos alunos. Contudo,
existem diferentes formas de classificar as capacidades do ser humano. Podem
ser: capacidade cognitiva ou intelectual; motora; de equilíbrio e autonomia
pessoal (afetivas); de relação interpessoal e de atuação social.
DIFERENÇAS ENTRE PROJETO
DE APRENDIZAGEM,
DE ENSINO E DE AÇÃO
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APRENDIZAGEM
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ENSINO
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AÇÃO
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Questão a ser pesquisada parta da curiosidade, das dúvidas,
das indagações do aluno, ou dos alunos, e não imposta pelo professor.
Isto porque a motivação é própria do indivíduo.
A postura
do professor é de orientar o projeto.
O aluno
constrói o seu conhecimento partindo da sua investigação.
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O projeto de ensino deve ser entendido
como uma proposta de organização e desenvolvimento dos conteúdos com
participação dos alunos no processo de construção do conhecimento.
O papel do professor é propor o tema, e
diagnosticar o problema e orientar os alunos na busca da solução.
Já o do aluno é participar da construção do
conhecimento por meio da pesquisa.
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No meu entendimento, projeto de ação é
uma junção dos dois projetos anteriores.
Professor detecta o tema que pode ser
detectada em sala, na escola ou outro.
Professor e aluno estabelecem as ações
que forem sanar as dúvidas e validar as certezas.
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Referências:
SILVA, Nilma. Metodologia de
Projetos, Disponível em:
Acessado em: 6 de abril de 2017
Borges, Gilberto
Luiz de Azevedo, Disponível em:
Acessado em 07 de abril de 2017
ZABALA , Antoni, A Prática Educativa:
Como Ensinar . Artmed.
Por
Mariângela Mastalir
Cara alunas, deu para perceber pelas suas postagens, que vão realizar suas atividades em dupla, não é necessário postar duas vezes à mesma atividade. Por exemplo nesta atividade, nesta postagem, deveriam ter colocado às turmas onde os projetos serão desenvolvidos, fazer um relato em conjunto, falar sobre ás diferenças, numa reflexão realizada por todas às participantes do grupo. Mas sem problemas, não esta errado, esta bom assim. Tem atividades que devem ser postadas no grupo e outras individual, a cada semana. Espero ter ajudado, se tiverem dúvidas em relação ao comentário, por favor me avisem.
ResponderExcluirAbraços