REFLEXÃO
No momento como a turma com a qual
trabalho é uma turma de primeiro ano, estou pesquisando como elaborar um
projeto de aprendizagem partindo do interesse dos alunos. Fico preocupada em
evitar de direcionar o projeto.
Entendo o quanto trabalhar com
projetos é muito rico, pois favorece o processo de ensino/aprendizagem, fazendo
com que aluno e professor realizem o trabalho de forma coletiva. É importante
destacar que o trabalho com projetos surge de uma indagação, um problema que
necessita de solução.
Inicialmente considerei usar um
material com a pergunta: “O que desejo aprender? ”, mas como esse foi para a
casa do aluno, ponderei que poderiam ter respostas com os desejos das famílias
e não dos alunos. Avaliando essa possibilidade, ponderei que esses dados
poderiam levar a elaboração de um projeto de aprendizagem sem o interesse e
desejo do aluno.
FREIRE & SCHOR (1987:15) afirmam
que a motivação para aprender tem que estar dentro do próprio ato de estudar,
dentro do reconhecimento da importância que o conhecimento tem. Neste sentido,
é preciso significar o objeto do conhecimento, neste caso, a leitura e a
escrita, para que os alunos e alunas desejem aprender a ler e a escrever,
fazendo uso prazeroso destes conhecimentos.
Fazer
um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação
sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa
curiosidade.
Num
projeto espera-se que o aluno desenvolva as habilidades como elaborar,
refletir, selecionar, ampliar, melhorar a prática da escrita e da leitura,
revisar, registrar, pesquisar, argumentar, saber respeitar a opinião dos
colegas, trabalhar de forma cooperativa, desenvolver a autonomia e a
responsabilidade. Já o professor deve agir como mediador, auxiliar, criar
situações desafiadoras, intervir quando necessário e essas habilidades são
desenvolvidas no andamento do projeto.
O
tema do pode surgir com base nas ações e atitudes apresentadas pelos alunos e o
professor, atento às manifestações dos alunos, conseguirá identificar o
problema e sugerir um projeto. O aluno deve interagir com o projeto, estar por
dentro de todo o assunto e se sentir livre para opinar, desenvolver, planejar,
se posicionar diante dele, favorecendo o desenvolvimento da autonomia. E, quando
o projeto a ser desenvolvido acontece de maneira significativa, os resultados
são positivos, pois realmente a aprendizagem acontece e o aluno passa a ser
corresponsável pelo seu desenvolvimento intelectual. Ele percebe que, quando
tem vontade, se esforça e busca melhorias, suas capacidades intelectuais são
afloradas, o que o leva a se tornar um ser mais consciente sobre a importância
em ampliar e aprimorar o conhecimento.
Levando
em consideração esses argumentos pondero que como a elaboração do projeto ainda
está em fase de sondagem coloco
diretamente que na semana de 24/4 o projeto estará neste blog.
Referência:
FREIRE, Paulo. & SCHOR, Ira. Medo e ousadia, o
cotidiano do professor. 2 ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm
visitado em 19/4/2017.
Olá, Mariangela, os projetos de aprendizagem, nos permite conhecer mais o nosso aluno, pois podemos nos surprender com às perguntas que surgem, com seus desejos de aprender e de como são solidários, como são capazes de trabalhar em grupo e respeitam a individualidade dos seus colegas.
ResponderExcluirAbraços