PROJETO
DE APRENDIZAGEM – MAPEAMENTO DA TURMA
A aluna explicou para os colegas o seu problema de saúde, na segunda semana de março, e desde esse dia os colegas sabem que a colega pode “quebrar” os ossos se cair no chão. E ainda em função dessa aluna na aula de educação física a monitora fica o tempo todo ao seu lado controlando a intensidade dos impactos dos exercícios. Há uma recomendação médica da aluna realizar atividades para não ocorrer atrofiamento.
A turma A15 é composta por 12 meninas e 11 meninos. A média da idade dos alunos é de 7 anos. No total a turma é composta por 23 alunos. Desses, seis não frequentaram escola infantil. É uma turma muito tranquila e com muito interesse em aprender. Demonstram interesse em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Mas como é uma turma do primeiro ano, os alunos ainda não estão alfabetizados, ou seja, não leem e nem escrevem. Quase todos estão no nível pré – silábico (anexo1) atualmente todos já escrevem o seu nome, reconhecem as vogais e as outras letras do alfabeto em sua ordem.
Mariângela
Touguinha Mastalir
No ano de 2017, estou trabalhando com uma turma de
A10[1]
na EMEF João Antonio Satte que fica situada na Rua Gamal Abnel Nasser número
500 no bairro Parque dos Mais/ Rubem Berta.
A
sala da turma A15 fica situada próximo ao ginásio e da brinquedolândia na parte
dos fundos da escola. A sala é conjugada com outra turma de A10 e ambas dividem
um banheiro com duas privadas, um bebedor e uma pia estilo fazenda. Além desse
espaço, existe uma pequena área, pracinha, com um gira-gira, um escorregador
com dois balanços acoplados e um trepa-trepa. Como uma das alunas da turma
tem OSTEOGÊNESE IMPERFEITA (OSSOS DE VIDRO) a turma faz o seu período de
recreio nessa pracinha e nesse momento são colocados à disposição dos alunos
caixas com carrinhos, bonecas, panelinhas, bolas, vai e vem e outros brinquedos
que possam oportunizar um momento de lazer prazeroso. Uma monitora fica
acompanhando os alunos nesse espaço.
A aluna explicou para os colegas o seu problema de saúde, na segunda semana de março, e desde esse dia os colegas sabem que a colega pode “quebrar” os ossos se cair no chão. E ainda em função dessa aluna na aula de educação física a monitora fica o tempo todo ao seu lado controlando a intensidade dos impactos dos exercícios. Há uma recomendação médica da aluna realizar atividades para não ocorrer atrofiamento.
A turma A15 é composta por 12 meninas e 11 meninos. A média da idade dos alunos é de 7 anos. No total a turma é composta por 23 alunos. Desses, seis não frequentaram escola infantil. É uma turma muito tranquila e com muito interesse em aprender. Demonstram interesse em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Mas como é uma turma do primeiro ano, os alunos ainda não estão alfabetizados, ou seja, não leem e nem escrevem. Quase todos estão no nível pré – silábico (anexo1) atualmente todos já escrevem o seu nome, reconhecem as vogais e as outras letras do alfabeto em sua ordem.
Sendo assim, nos momentos de escrita
a figura do professor ainda é vista e, por que não falar, usada como o escriba
da turma. Esse termo escriba, usado com a turma, foi explicado o seu
significado.
Anexo
01 - Hipótese pré--Silábica:
CARACTERÍSTICAS:
- Escrever e desenhar têm o
mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com
a fala;
- Não diferencia letras de
números;
- Reproduz traços típicos da
escrita de forma desordenada;
- Supõe que a palavra
representa o objeto e não o seu nome;
- Acredita que coisas grandes
têm um nome grande e coisas pequenas têm nome pequeno.
- Usa as letras do nome para
escrever tudo;
- Não aceita que seja possível
escrever e ler com menos de três letras;
- Leitura global: lê a palavra
como um todo.
AVANÇOS:
- Diferenciar
o desenho da escrita;
- Perceber as letras e seus
sons;
- Identificar e escrever o
próprio nome;
- Identificar o nome dos
colegas;
- Perceber que usamos letras
diferentes em diferentes posições.
Olá, Mariângela é um desafio, ter 26 alunos no 1º ano. Lendo às suas postagens, percebemos que ao findar o ano, todos os seus alunos serão assíduos leitores de livros. Parabéns!!
ResponderExcluirQue importante abordar em sala de aula essa questão da deficiência e da diferença, nossa maior riqueza humana. O PA pretende esse envolvimento, essa abertura à descoberta, as trocas entre saberes, numa comunidade de prática onde todos ensinam e aprendem. Parabéns.
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