sexta-feira, 7 de abril de 2017

Michelle - Meta 1: A organização de um Projeto de Aprendizagem e as diferenças entre Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Ação - Semana 2

Projetos de Aprendizagem

“Educação é, sobretudo, formar a autonomia crítica e criativa do sujeito histórico competente”( Pedro Demo)

            O conhecimento nasce da dúvida e da incerteza,  trabalhar sob a forma de projetos leva  os alunos a uma verdadeira reflexão, onde o educando  se depara com  situações  desafiadoras e motivadoras.

            Compartilhar uma experiência e descobrir novas soluções leva os alunos a um aprendizado colaborativo. Todos podem contribuir para a realização de uma descoberta, que por sua vez irá provocar o interesse como um todo.

            Os projetos de aprendizagem,  partem de questões individuais que após analisadas são agrupadas conforme afinidade de assunto. O grupo analisa as questões iniciais de forma conjunta, podendo recriar uma pergunta que seja representativa do interesse do grupo.

            A partir da escolha do assunto, os alunos organizam suas “certezas provisórias” e suas “dúvidas temporárias”.  As certezas significam o conhecimento que o aluno já sabe, e as dúvidas temporárias são as perguntas que envolvem diferentes aspectos do projeto.

            Portanto, Projetos de Aprendizagem se refere a uma proposta de trabalho em sala de aula, onde a investigação e o interesse do aluno são prioridades. Além disso, a flexibilidade possibilita o aluno a construir seu conhecimento.

            No projeto de ensino, o professor é o elemento principal do processo de ensino de aprendizagem. O professor determina tudo, o que vai ser pesquisado e ensinado.  Além disso, o planejamento, metodologia e currículo é  formulado por uma proposta pedagógica vinda do docente, onde o professor é um transmissor.

            Conforme o livro intitulado - A Prática Educativa: Como Ensinar de zabala, “ o ponto de partida de projetos é o interesse e o esforço”. Sendo assim projetos de aprendizagem proporcionam isso ao educando, pois o planejamento é realizado pelos alunos conjuntamente com o professor e é mais aberto do que o de ensino na questão de flexibilidade.






Referências:

LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU; 1986.
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006
ZABALA , Antoni,  A Prática Educativa: Como Ensinar . Artmed.

Michelle Toniolo





Um comentário:

  1. Caras alunas, os projetos de aprendizagem são propostas que nos levam a muitas descobertas, onde o aluno é o disparador dele, a partir das indagações de nossos alunos é que vamos a desenvolver nosso projeto. É instigador, visto que, o aluno é o centro, o professor é o mediador, com eles podemos perceber o que os alunos querem aprender, como são participativos quando incentivados, a procurar, pesquisar, expor o que sentem, o que tem curiosidade. Bom trabalho!!
    Abraços

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