Projetos
de Aprendizagem
“Educação
é, sobretudo, formar a autonomia crítica e criativa do sujeito histórico
competente”( Pedro Demo)
O conhecimento nasce da dúvida e da incerteza, trabalhar sob a forma de projetos leva os alunos a uma verdadeira reflexão, onde o
educando se depara com situações desafiadoras e motivadoras.
Compartilhar uma experiência e descobrir novas soluções
leva os alunos a um aprendizado colaborativo. Todos podem contribuir para a
realização de uma descoberta, que por sua vez irá provocar o interesse como um
todo.
Os projetos de aprendizagem, partem de questões individuais que após
analisadas são agrupadas conforme afinidade de assunto. O grupo analisa as
questões iniciais de forma conjunta, podendo recriar uma pergunta que seja
representativa do interesse do grupo.
A partir da escolha do assunto, os alunos organizam suas
“certezas provisórias” e suas “dúvidas temporárias”. As certezas significam o conhecimento que o
aluno já sabe, e as dúvidas temporárias são as perguntas que envolvem
diferentes aspectos do projeto.
Portanto, Projetos de Aprendizagem se refere a uma
proposta de trabalho em sala de aula, onde a investigação e o interesse do
aluno são prioridades. Além disso, a flexibilidade possibilita o aluno a
construir seu conhecimento.
No projeto de ensino, o professor é o elemento principal
do processo de ensino de aprendizagem. O professor determina tudo, o que vai
ser pesquisado e ensinado. Além disso, o
planejamento, metodologia e currículo é formulado por uma proposta pedagógica vinda do
docente, onde o professor é um transmissor.
Conforme o livro intitulado - A Prática Educativa: Como
Ensinar de zabala, “ o ponto de partida de projetos é o interesse e o esforço”.
Sendo assim projetos de aprendizagem proporcionam isso ao educando, pois o
planejamento é realizado pelos alunos conjuntamente com o professor e é mais
aberto do que o de ensino na questão de flexibilidade.
Referências:
LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em
educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU; 1986.
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria.
Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise
e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006
ZABALA , Antoni, A
Prática Educativa: Como Ensinar . Artmed.
Michelle Toniolo
Caras alunas, os projetos de aprendizagem são propostas que nos levam a muitas descobertas, onde o aluno é o disparador dele, a partir das indagações de nossos alunos é que vamos a desenvolver nosso projeto. É instigador, visto que, o aluno é o centro, o professor é o mediador, com eles podemos perceber o que os alunos querem aprender, como são participativos quando incentivados, a procurar, pesquisar, expor o que sentem, o que tem curiosidade. Bom trabalho!!
ResponderExcluirAbraços