Projeto de
Aprendizagem Perguntas (Meta 1) Reflexões
Minha irmã Eliane regente da turma do quarto ano e eu Michelle,
iniciamos o projeto perguntando aos alunos sobre o que eles gostariam de
estudar, ou sobre alguma curiosidade pessoal.
Os alunos se
sentiram a vontade para se expressar e também questionar suas próprias
perguntas. Muitas foram às questões levantadas, que pela qual anotamos no
quadro e fomos formando grupos.
*O vulcão foi feito de lamas ou de pedras? Rafael
*Sem a lua o que acontece com o mar? Weldell
*O mundo foi feito de que? Antônio
*Por que existem as estrelas? Eduarda
*Em que ano surgiu a primeira pessoa no mundo? Ana
*Na falta de água o que as pessoas vão fazer? Andriele
* Existem descendentes dos índios guaranis? Verônica
* Os índios brigam em outros países? Nathan
* Por que a gente se apaixona? Aghta
* Por que o céu é azul? Sandrini
* Por que as pessoas não podem ser vegetarianas? Lucas
Barbosa
* Por que o sol nasce do lado leste? Janine
* Por que o mundo é redondo? Lucas Silveira
* Por que o sol gira em torno da terra?Gabriel
* Por que a nuvem é branca?Maria
* Por que os números são infinitos? Dominike
* Por que o sol é tão quente? Guilherme
* Por que o leão é bravo? Robson
Juntamos
os focos de interesse, e formamos
quatro grupos. Sendo assim podemos
partir para dúvidas e certezas.
Os focos de interesse ficaram divididos em três: Mundo,
Números e Amor. Sendo que do tema Mundo
formaram-se dois grupos.
Grupo 1 Mundo (a) -Na falta de
água no mundo o que aconteceria com as pessoas?
Grupo 2 Mundo (b)- O mundo foi feito
de que?
Grupo
3 Números – Por que os números não acabam?
Grupo 4 Amor- Por que as pessoas se apaixonam?
Na sequencia do projeto, reunimos os alunos com seus
interesses em comum. Sendo assim iniciaram um pequeno relatório do trabalho
através da escrita feita por eles mesmos.
A professora Eliane e eu, levantamos questões de sobre
como pesquisar, e onde pesquisar os
assuntos. A internet é o principal canal mencionado pelos alunos, e felizmente
a maioria tem acesso a ela.
Dada a partida, os grupos já estão preparados para a
próxima etapa onde envolve as certezas e dúvidas.
O que chamou minha atenção enquanto docente foi a animação de um trabalho diferente perante
os alunos. Quando falo em animação, estou me referindo principalmente aos
alunos que acharam muito interessante
serem os autores de suas aprendizagens, gerando autonomia e flexibilidade em
sala de aula.
Creio que seria bom na retomada de um projeto de
aprendizagem futuro, deixar os alunos
fazerem suas pesquisas individualmente ou em grupos bem menores, visto que os
alunos do quarto ano se apegaram em suas perguntas individuais, não querendo
abrir mão delas por assuntos em comum.
Sem dúvida, explicamos aos alunos que levar a questão
levantada para dentro de um interesse comum, onde gera uma só pergunta , não anularia sua dúvida, mas que
pelo contrário, iria abrir mais um leque de respostas e perguntas a serem
questionadas.
Olá, Michele ótimo que começaram a desenvolver a Meta 2: dúvidas e certezas, esta meta exige que vocês façam uma boa mediação com a turma, organizando bem os trabalhos de pesquisa e aprofundamentos dos temas. Mãos a obra. Se precisam sanar dúvidas estou on line todas às noites, no whats, gmail, facebook.
ResponderExcluirAbraços
Obrigada, foi muito bom, as crianças tem uma imaginação maravilhosa!
ResponderExcluirótimo trabalho meninas.
ResponderExcluir