quinta-feira, 20 de abril de 2017

Michelle - Meta 1 : Projetos de Aprendizagem: Reflexões Pessoais - Semana 4

Projeto de Aprendizagem Perguntas (Meta 1) Reflexões

            Minha irmã Eliane  regente da turma do quarto ano e eu Michelle, iniciamos o projeto perguntando aos alunos sobre o que eles gostariam de estudar, ou sobre alguma curiosidade pessoal.

            Os alunos se sentiram a vontade para se expressar e também questionar suas próprias perguntas. Muitas foram às questões levantadas, que pela qual anotamos no quadro e fomos formando grupos.

*O vulcão foi feito de lamas ou de pedras? Rafael
*Sem a lua o que acontece com o mar? Weldell
*O mundo foi feito de que? Antônio
*Por que existem as estrelas? Eduarda
*Em que ano surgiu a primeira pessoa no mundo? Ana
*Na falta de água o que as pessoas vão fazer? Andriele
* Existem descendentes dos índios guaranis? Verônica
* Os índios brigam em outros países? Nathan
* Por que a gente se apaixona? Aghta
* Por que o céu é azul? Sandrini
* Por que as pessoas não podem ser vegetarianas? Lucas Barbosa
* Por que o sol nasce do lado leste? Janine
* Por que o mundo é redondo? Lucas Silveira
* Por que o sol gira em torno da terra?Gabriel
* Por que a nuvem é branca?Maria
* Por que os números são infinitos? Dominike
* Por que o sol é tão quente? Guilherme
* Por que o leão é bravo? Robson

            Juntamos os focos de interesse, e  formamos quatro  grupos. Sendo assim podemos partir para dúvidas e certezas.

            Os focos de interesse ficaram divididos em três: Mundo, Números e Amor. Sendo que do  tema Mundo formaram-se dois grupos.

            Grupo 1 Mundo (a) -Na falta de água no mundo o que aconteceria com as pessoas?
            Grupo 2 Mundo (b)- O mundo foi feito de que?
            Grupo 3 Números – Por que os números não acabam?
            Grupo 4 Amor-  Por que as pessoas se apaixonam?

            Na sequencia do projeto, reunimos os alunos com seus interesses em comum. Sendo assim iniciaram um pequeno relatório do trabalho através da escrita feita por eles mesmos.
            A professora Eliane e eu, levantamos questões de sobre como pesquisar, e onde pesquisar  os assuntos. A internet é o principal canal mencionado pelos alunos, e felizmente a maioria tem acesso a ela.

            Dada a partida, os grupos já estão preparados para a próxima etapa onde envolve as certezas e dúvidas.

            O que chamou minha atenção enquanto docente foi  a animação de um trabalho diferente perante os alunos. Quando falo em animação, estou me referindo principalmente aos alunos que acharam muito  interessante serem os autores de suas aprendizagens, gerando autonomia e flexibilidade em sala de aula.

            Creio que seria bom na retomada de um projeto de aprendizagem  futuro, deixar os alunos fazerem suas pesquisas individualmente ou em grupos bem menores, visto que os alunos do quarto ano se apegaram em suas perguntas individuais, não querendo abrir mão delas por assuntos em comum.

            Sem dúvida, explicamos aos alunos que levar a questão levantada para dentro de um interesse comum, onde gera uma só  pergunta , não anularia sua dúvida, mas que pelo contrário, iria abrir mais um leque de respostas e perguntas a serem questionadas.



           
           

           



3 comentários:

  1. Olá, Michele ótimo que começaram a desenvolver a Meta 2: dúvidas e certezas, esta meta exige que vocês façam uma boa mediação com a turma, organizando bem os trabalhos de pesquisa e aprofundamentos dos temas. Mãos a obra. Se precisam sanar dúvidas estou on line todas às noites, no whats, gmail, facebook.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, foi muito bom, as crianças tem uma imaginação maravilhosa!

    ResponderExcluir