Eliane Toniolo:
Plano de Ação
Meta:1 Questões de Pesquisa Realização: 3/04 a 20/04
·
Levantar os temas de interesse e as
questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de
Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
·
Respeitar a opinião do outro.
·
Aprender a ouvir os colegas.
·
Compartilhar saberes e descobertas.
·
Buscar a solução de problemas.
·
Desenvolver um processo de construção de
conhecimento
·
Proporcionar aos alunos uma forma de
aprendizado diferenciado, levando-os a busca de seus próprios interesses.
·
Aguçar o interesse dos alunos através da
pesquisa, reflexão e questionamentos.
·
Compreender a importância da pesquisa.
·
Conscientizar os alunos dos benefícios de
trabalhar em grupo.
·
Reconhecer a importância de um projeto de
aprendizagem, bem como seus passos e objetivo:
Desenvolvimento da Meta:1
Comecei o
Projeto de Aprendizagem com a minha turma do quarto ano da E.E.EM.Dr. Ruy
Coelho Gonçalves, localizada na cidade de Guaíba no bairro Santa
Rita,incentivando as crianças a se expressarem quanto as suas curiosidades,
indagando-as do seguinte modo:
- Se vocês
pudessem escolher algo para estudar, o que escolheriam?
- Qual o
assunto que lhes interessa?
- O que
lhes chama a atenção?
- Pode ser
qualquer assunto, qualquer coisa.
Então as
crianças começaram a se expressar oralmente, cada qual com a sua questão.
*O vulcão
foi feito de lamas ou de pedras? Rafael
*Sem a lua
o que acontece com o mar? Weldell
*O mundo
foi feito de que? Antônio
*Por que
existem as estrelas? Eduarda
*Em que
ano surgiu a primeira pessoa no mundo? Ana
*Na falta
de água o que as pessoas vão fazer? Andriele
* Existem
descendentes dos índios guaranis? Verônica
* Os
índios brigam em outros países? Nathan
* Por que
a gente se apaixona? Aghta
* Por que
o céu é azul? Sandrini
* Por que
as pessoas não podem ser vegetarianas? Lucas Barbosa
* Por que
o sol nasce do lado leste? Janine
* Por que
o mundo é redondo? Lucas Silveira
* Por que
o sol gira em torno da terra?Gabriel
* Por que
a nuvem é branca?Maria
* Por que
os números são infinitos? Dominike
* Por que
o sol é tão quente? Guilherme
* Por que
o leão é bravo? Robson
Surgiram
muitos assuntos interessantes, questões que pude interligar umas com as outras,
para a formação dos grupos. As crianças pareciam meio inibidas para relatar as
suas curiosidades, mas logo se sentiram a vontade e começaram a participar.
Na etapa
de formação dos grupos, achei difícil o manejo com os alunos, pois eles queriam
pertencer a um grupo por afinidades e não por centro de interesses. Durante
esta etapa ocorreram muitos conflitos, muita movimentação e discussão entre
eles.
Atividades Realizadas;
Levantamento
das perguntas.
Registro
no quadro.
Agrupamento
de grupos por centro de interesses.
Nesta
etapa realizamos a capa do blog de cada grupo com folha de oficio, os alunos
demonstraram empenho e interesse, cada um participou de alguma forma nesta
construção do blog.
Meta :2 Dúvidas e Certezas: Realização: 24/04 a 11/05
Objetivos:
·
Elaborar um Inventário de Conhecimentos,
contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante
atividades de pesquisa e aprofundamento.
·
Desestabilizar os alunos quanto às
certezas.
·
Encontrar certezas e reconstruí-las em
novas certezas.
·
Buscar soluções para as dúvidas que surgiram
Desenvolvimento da meta 2:
Os alunos novamente reuniram-se em
grupo e mostraram-se bastante interessados na sequencia do projeto
Eu e a
professora Michele pegamos as questões de cada grupo e registramos no quadro:
· O mundo foi feito de que?
· Na falta de água o que acontece com as
pessoas?
· Por que os números não acabam?
· Por que as pessoas se apaixonam?
Eu gostei muito de fazer a
desestabilização nos meus alunos, em especial no grupo do amor. Eles afirmaram
que as pessoas se apaixonam porque a pessoa é bonita! Perguntei: - E os feios
ninguém se apaixona por eles?
O grupo
ficou completamente desestabilizado, sem saber o que responder, a certeza que
tinham no começo virou uma grande dúvida.
Continuando
com este grupo, eles responderam que a pessoa se apaixona pelos olhares.
Perguntei: - Mas quem é cego, não se apaixona?
Novamente
o grupo ficou chocado com a questão levantada.
Outra
certeza levantada por este grupo foi: As pessoas se apaixonam por que se
conhecem.
Perguntei:
Nós todos aqui nos conhecemos, somos todos apaixonados?
Responderam:
- Claro que não.
O que o
grupo afirmou antes com certeza passou a ser dúvida
Atividade Realizada: .
Registramos no quadro as certezas e as dúvidas levantadas
Logo após o levantamento das certezas e dúvidas, passamos a construir a
segunda página do blog, onde os alunos passaram a registrar as certezas e
dúvidas.
Deu-se inicio as pesquisas, que foram realizadas com a ajuda dos
responsáveis,
Sendo utilizada a internet, livros, entrevistas.
Com as pesquisas em mãos, demos inicio a construção da
síntese, os alunos necessitaram da intervenção da professora para realiza-la.
Meta:3 Mapa Conceitual Realização: 12/05 a 20/05
Objetivos:
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual
sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar
aprendizagens.
Organizar e representar graficamente o
conhecimento.
Organizar as ideias.
Desenvolvimento da Meta:
Apresentamos aos alunos o que é um mapa
conceitual. Demonstramos no quadro como se faz, e que os grupos poderiam
realizar um baseado nas suas pesquisas, contemplando as dúvidas e as certezas.
Atividade Realizada:
Após a explicação do que se trata um mapa conceitual, realizamos um para
cada grupo como exemplo no quadro, no entanto os alunos iam registrando no blog
do grupo, para realizarem um segundo mapa de acordo com suas ideias.
A proposta do mapa de relacionar as aprendizagens trouxe aos alunos uma
nova forma de sintetizar o que aprendem.
Incentivamos a fazerem na internet após pronto o mapa conceitual.
Meta:4 Plano de Ação: Realização: 29/05 a 15/06
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas
já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o
planejamento e a execução do PA em um único documento.
Desenvolvimento da Meta: 4
Elaborar o Plano de Ação numa forma integrada, em um único documento.
Atividade Realizada:
Atividade solicitada pela interdisciplina
do projeto dos PAs. Registrar passo a
passo das metas feitas com as turmas num único documento desde a meta 1.
Meta: 5 Relatório Realização
Objetivo:
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões
sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na
interdisciplina.
Atividades Realizadas:
Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.
Referências:
UFRGS
– Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação. Projetos de Aprendizagem: Planos
de Ação (Meta 4). 2017. Disponível em:
BLOGGER Projeto Pedagógico em Ação. Disponível em http://projetopedagogicoacao2017.logspot.com.br/2017/05/
Obs. Essa atividade foi realizada em
parceria da minha irmã Michele Toniolo
que não está lecionando atualmente.
Mára Moura:
Conforme
aprendizagens construídas através da Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação,
elaborar o Plano de Ação é uma etapa muito importante no Projeto de
Aprendizagem, pois permite ter uma ideia globalizada dos objetivos,
tempos, procedimentos didáticos e metodologias utilizadas nos Projetos de
Aprendizagem. Nele, são retomadas e explicadas todas as etapas já realizadas no
Projeto de Aprendizagem e as atividades ainda por realizar.
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO
SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões de Pesquisa
|
Levantar os temas de interesse e as
questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de
Aprendizagem na turma e em espaços não escolares, como reuniões de grupos em
casa, expedição exploratória com saídas de campo.
|
10/04 a 20/04
|
Após explicar para a turma sobre o
funcionamento de um PA, o que causou "estranhamento" já que não
esperavam uma proposta de pedagogia por projetos, propus atividade de
registro do que gostariam de saber, mas nunca tiveram oportunidade antes, para
disparar a formulação de temas de interesse e questões de pesquisa. As
perguntas foram registradas no quadro e agrupadas por temas. Os temas foram
discutidos e, de forma colaborativa, escolhemos as questões de pesquisa:
1)
É possível viajar para o passado e futuro?
2)
O que é planeta e universo?
3)
O que é um vulcão?
4)
O que é a internet?
5)
Como funciona a eletricidade?
6)
O que é área 51?
A turma foi organizada em 6 (seis)
grupos, a fim de realizar a Meta 2 de pesquisa e aprofundamento.
|
1ª Conversa com os pais dos alunos
comunicando que usaríamos a metodologia de Projetos de Aprendizagem na
construção de aprendizagens da turma 42.
2ª Dinâmica individual onde os/as
alunos/as escreviam sobre seus temas de interesse, na forma de perguntas e
questões a partir de lançamento da questão:
─ O que gostariam de saber (qualquer assunto),
mas nunca tiveram oportunidade antes?
3ª Leitura das
respostas dadas e registro geral no quadro verde.
4ª Agrupamento das
respostas por aproximação de temas.
5ª Conversa
informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um
PA;
6ª Troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa do PA; Exposição
das questões formuladas,
1)
É possível viajar para o passado e futuro?
2)
O que é planeta e universo?
3)
O que é um vulcão?
4)
O que é a internet?
5)
Como funciona a eletricidade?
6)
O que é área 51?
7ª Organização dos
grupos de trabalho, conforme tema de interesse em pesquisa para a realização
da Meta 2.
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Meta 2 - Dúvidas e Certezas
|
Elaborar um Inventário de
Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem
validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
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24/04 a 11/05
|
Após o
agrupamento dos alunos com questões afins, de forma conjunta, cada grupo
analisou as questões colocadas inicialmente na Meta 1, reformulando e criando
uma pergunta representativa dos interesses do grupo – a Questão Norteadora da
pesquisa. Escolhida a questão, cada grupo organizou um quadro no qual
elaborou suas certezas provisórias (seu conhecimento prévio sem consulta de
fontes) e suas dúvidas temporárias (o que falta saber), ou seja, assim
ocorreu a tomada de consciência do que ansiavam conhecer.
|
1ª Atividade em
grupo: Lapidação das Questões Norteadoras dos PA’s:
1)
Passado e Futuro – Uma viagem na linha do tempo é
possível?
2)
Os Planetas e o Universo – O que é universo?
3)
Como funciona um vulcão?
4)
Como foi criada a internet?
5)
Iluminando – Como a eletricidade funciona?
6)
O que é área 51?
2ª Atividade em grupo: Formulação
escrita das certezas provisórias a serem validadas e das dúvidas temporárias a
serem esclarecidas.
3ª Atividade em grupo: Construção
de quadro com o agrupamento das
certezas e dúvidas em unidades de investigação.
4ª Atividade coletiva: Conversa
sobre a necessidade de registro, escrito ou por imagens, de tudo que fosse
realizado nos PA’s e sobre a necessidade de registrar os links pesquisados na
internet.
5ª Atividade coletiva: eleição por voto aberto do(a) colega com função
de repórter oficial da turma (Laura) e suplentes (Ana Lia e Gabriel). A
repórter tem como função a apresentação dos grupos e entrevistas a pais de
alunos, diretora, vice-diretora, colegas, etc. sobre os PA’s.
6ª Atividade em grupo – na sala e no pátio da escola: Pesquisas em
fontes secundárias: livros, revistas, jornais e internet (com aviso prévio
para levarem celulares e tabletes para a escola e solicitação da rede wifi à
direção da escola)
7ª Atividade individual ou em grupo – em casa (conforme possibilidade e
autorização e combinações entre os pais): aprofundamento das pesquisas.
8ª Atividade de observação e debate sobre fontes primárias: apresentações
assistidas sobre O Buraco Negro (no
pátio da escola) e As Estrelas Anãs (na
sala de aula), feitas pela turma 61 e explicações extras da profa. Roberta -
Ciências.
9ª Atividade em grupo: aprofundamento das pesquisas através de consultas
em livros e revistas na biblioteca ambulante do SESI – registros por fotos.
10ª Expedição investigativa ao
Planetário: atividade de saída de
campo do Grupo 2: Os Planetas e o Universo – O que é universo?, sob
responsabilidade dos pais.
11ª Atividade coletiva: compartilhamento em sala de aula da coleta de
dados e informações sobre os temas, análise e discussão das descobertas.
12ª Atividade em grupo: seleção das informações relevantes para
elaboração da síntese das aprendizagens.
13ª Atividade em grupo: como elaborar a síntese – sugestões de modelo de
trabalho a ser confeccionado pelos grupos para entrega em dia
preestabelecido.
|
Meta 3 – Mapa Conceitual
|
Construir, com os/as alunos/as um
Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar
e relacionar aprendizagens.
|
15 a 18/05
|
Após a Meta 2, foram produzidos os
Mapas conceituais através de explicações e exemplificações no
quadro e por meio de material impresso. Os (As) alunos(as) partiram do
conceito principal e formularam seus mapas conceituais repensando e analisando
suas aprendizagens como um caminho, de forma decrescente. Foi uma estratégia de ensino eficaz, utilizada
como forma de observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos e foi
constatado que passam a conhecer mais sobre o tema em estudo, havendo um
aumento significativo em suas aprendizagens.
|
1ª Atividade coletiva e em grupo: conversa com a turma sobre construir um “caminho”, um Mapa
Conceitual daquilo que aprenderam nos projetos, com fornecimento de modelos
impressos e exemplificação no quadro.
2ª Atividade em grupo: Após concluírem seus mapas entregaram para a
professora que os digitalizou.
Atividades extras
1ª Atividade de revisão das etapas realizadas no PA (até a síntese).
1.
Como o PA foi desenvolvido?
2.
Como foi trabalhar em grupo?
3.
Houveram problemas? Quais?
4.
O grupo gostou/não gostou de realizar o PA? Por
quê?
3ª Roda de conversa sobre as apresentações dos PA’s desenvolvidos pelos
grupos, com sugestões de ferramentas que podem auxiliá-los, como: cartazes,
maquetes, experimentos, etc.
4ª Primeira apresentação dos Grupos
sobre as aprendizagens construídas (para colegas, professora, diretora
e vice-diretora).
1)
Passado e Futuro – Uma viagem na linha do tempo é
possível? (31/05/17)
2)
Os Planetas e o Universo – O que é universo? (30/05/17)
3)
Como funciona um vulcão? (19/05/17)
4)
Como foi criada a internet? (31/05/17)
5)
Iluminando – Como a eletricidade funciona? (30/05/17)
6)
O que é área 51? (31/05/17)
5ª Entrega dos trabalhos ecritos sobre o desenvolvimento do PA - por grupo.
6ª Segunda apresentação dos Grupos sobre as aprendizagens construídas (para colegas, professora, pais e convidados. Data prevista: 20/06/17. |
Meta 4 – Plano de Ação
|
Elaborar o Plano de Ação retomando
todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim
de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.
|
29/5 a 15/06
|
A confecção do Plano de Ação
permitiu a retomada de todas as etapas dos Projetos de Aprendizagem
desenvolvidos no 4º ano, turma: 42, da EEEF Otaviano Manuel de Oliveira
Júnior. E proporcionou uma ideia globalizada dos objetivos, tempos, espaços,
procedimentos didáticos e metodologias utilizadas nos PA’s.
|
1ª Atividade individual desenvolvida
pela professora: integralização do planejamento e execução dos PA’s através
de construção de quadro com o Plano de Ação, indicando todas as atividades
realizadas no Projeto de Aprendizagem, a partir da Meta 2 e as atividades
ainda por realizar.
|
Meta 5 - Relatório
|
Desenvolver, com base no Plano de
Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o
Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.
|
Referência:
UFRGS – Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação. Projetos de
Aprendizagem: Planos de Ação (Meta 4). 2017. Disponível em:
Mariângela Mastalir:
Quadro sobre o Plano de Ação:
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
||||
Meta 1 –
Questões de
Pesquisa
|
Levantar o tema de interesse e
as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de
Aprendizagem na turma A15.
|
De 10/4 a 24/4
|
No início do projeto nominado “O que a turma
A15 deseja aprender” os alunos, com o auxílio da professora levantaram
diferentes questões sobre tudo o que desejavam conhecer a respeito deste
tema. Para melhor visualizar a organização dos alunos foi elaborado, com o
auxílio da professora, dois quadros, onde foram inseridas as questões
abordadas.
Durante esse processo foi
explicado aos alunos o que significava dúvida e certeza.
|
1ª Organização dos grupos de trabalho para
a realização da Meta 2.
2ª
Conversa informal com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um
projeto que seja do interesse dos alunos;
3ª
Dinâmica em grupo onde os alunos conversam sobre o que desejam pesquisar.
4° Alunos conversam sobre o seu tema de
interesse, levantando perguntas e questões;
5º Nome do projeto: “ O que a
turma A15 deseja aprender? ”
|
||||
Meta 2 –
Dúvidas e Certezas
|
Elaborar
um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e
certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
|
De 27/4 a 13/5
|
Colocar em prática e o
levantamento que a curiosidade sobre o tema estava bastante presente nas
conversas dos grupos dos alunos.
No início do projeto
nominado “O que a turma A15 deseja aprender” os alunos, com o auxílio da
professora levantaram diferentes questões sobre tudo o que desejavam conhecer
a respeito deste tema. Para melhor visualizar a organização dos alunos foi
elaborado, com o auxílio da professora, dois quadros, onde foram inseridas as
questões abordadas.
|
1º Cada grupo desenhou e fez com
massa de modelar o animal da sua pesquisa e fez o levantamento do que
conhecia e do que não conhecia de cada animal.
2º Anotação da fala dos alunos referente a explosão das ideias dos
grupos.
3º Montagem do quadro com todos as ideias levantadas pelos grupos.
4º Explicação dos termos dúvida e certeza.
·
O aluno Pietro era quem mais questionava a fala dos colegas e ainda falava:
_ Como tu sabe? Se está falando acho
é por que tem dúvida!
Com isso, seus colegas também
questionavam as falas de alguns colegas.
Ao planejar essa atividade, devemos
considerar que ela apresenta dois momentos diferentes: no primeiro, a
proposta é conversar com os alunos sobre o tema escolhido.
|
||||
Meta 3 –
Mapa Conceitual
|
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas
trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
De 13/5 a 25/5
|
Ao
trabalhar o mapa conceitual com minha turma, utilizei-o como um instrumento
para representar a estrutura cognitiva dos alunos. Realizei a construção do
Mapa Conceitual com cada grupo onde fui anotando no quadro as respostas de
cada grupo e assim os alunos puderam visualizar como se monta um mapa usando
informações trazidas pelas pesquisas.
|
Nessa etapa foi apresentado aos
alunos o mapa conseitual elaborado na
sala da informática pela professora. Esse mapa foi construido em cima do
material desenhado e falado dos alunos em sala.
|
||||
Meta 4 –
Plano de Ação
|
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já
desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o
planejamento e a execução do PA em um único documento.
|
De 25/5 a 15/6
|
A confecção do projeto
permitiu a reflexão de todas as etapas do projeto desenvolvidos na turma de
1º ano A15. Proporcionou a conscientização das ideias, dos objetivos, dos
espaços e dos procedimentos didáticos e metodologias utilizadas nos PA’s.
|
Atividade individual
desenvolvida pela professora: integralização do planejamento e execução do
projeto através de construção de quadro com o PAs, indicando todas as
atividades realizadas no Projeto de Aprendizagem, a partir da Meta 2 e as
atividades ainda por realizar.
|
||||
Meta 5 –
Relatório
|
Desenvolver, com base no Plano de Ação,
análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o
Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
Meta 01:
Então, ao aplicar a
metodologia de Projeto de Aprendizagem junto à minha escola e aos alunos,
estava visualizando um caminho em direção à mudança no ensino/aprendizagem,
mudança na educação, pois ao darmos oportunidade, na prática, que os alunos
tenham um espaço de explosão de ideias e de
construção de conceitos que amplie
sua visão de mundo, a partir de sua realidade, de suas curiosidades.
Meta 02:
Os grupos se
mostraram questionadores, e foram envolvidos pelos seus próprios interesses
de pesquisa, que envolveu a ajuda dos pais, da professora da informática e da
bibliotecária além de conversas e histórias em sala de aula.
Em minha reflexão, enquanto
docente, fiquei contentes de poder proporcionar aos nossos alunos, o pensar e
o pesquisar.
Meta 03:
Não foi fácil essa construção, foram necessárias
muitas conversas sobre o que era Mapa Conceitual. Porém,
Os alunos foram ficando encantados quando fomos montando suas ideias e
seus desenhos e assim puderam visualizar como ficaria o Mapa Conceitual do
trabalho.
Portanto, consideramos que o
Mapa Conceitual é uma estratégia de ensino eficaz, pois utilizamos como forma
de observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos e constatamos
que passam a conhecer mais sobre o tema em estudo, havendo um aumento
significativo em suas aprendizagens.
|
Maria Soloí:
Michelle Toniolo:
Quadro Plano de Metas / Essa atividade foi realizada em parceria da minha irmã Eliane Toniolo que está lecionando atualmente.
Quadro Plano de Metas / Essa atividade foi realizada em parceria da minha irmã Eliane Toniolo que está lecionando atualmente.
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE
O DESENVOLVIMENTO DA
META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 -
Questões de
Pesquisa
|
Levantar os temas de interesse e
as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de
Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
Proporcionar aos alunos uma forma de aprendizado diferenciado,
levando-os a busca de seus próprios interesses.
Aguçar o interesse dos alunos através da pesquisa, reflexão e
questionamentos.
Compreender a importância da pesquisa.
Conscientizar os alunos dos benefícios de trabalhar em grupo.
Reconhecer a importância de um projeto de aprendizagem, bem como seus
passos e objetivos.
|
03/04 a 20/4
|
No primeiro dia do projeto com o quarto ano, perguntamos aos alunos
sobre o que gostariam de aprender, se haviam perguntas que gostariam de fazer
e saber a resposta.
Também enfatizamos os passos de
um PA.
No decorrer do projeto, formamos grupos com focos de interesse mútuo. A
turma mostrou-se bem animada e interessada na busca das respostas.
Os alunos se sentiram a vontade
para se expressar e também questionar suas próprias perguntas. Muitas foram
às questões levantadas, que pela qual anotamos no quadro e fomos formando
grupos.
Perguntas iniciais antes dos grupos serem formados:
*O vulcão foi feito de lamas ou de pedras? Rafael
*Sem a lua o que acontece com o mar? Weldell
*O mundo foi feito de que? Antônio
*Por que existem as estrelas? Eduarda
*Em que ano surgiu a primeira pessoa no mundo?
Ana
*Na falta de água o que as pessoas vão fazer?
Andriele
* Existem descendentes dos índios guaranis?
Verônica
* Os índios brigam em outros países? Nathan
* Por que a gente se apaixona? Aghta
* Por que o céu é azul? Sandrini
* Por que as pessoas não podem ser vegetarianas?
Lucas Barbosa
* Por que o sol nasce do lado leste? Janine
* Por que o mundo é redondo? Lucas Silveira
* Por que o sol gira em torno da terra?Gabriel
* Por que a nuvem é branca?Maria
* Por que os números são infinitos? Dominike
* Por que o sol é tão quente? Guilherme
* Por que o leão é bravo? Robson
Explanação e ideias sobre como encontras as respostas das perguntas
levantadas.
O uso da internet foi o mais mencionado.
|
1-Explicação dada aos alunos sobre o que é um PA. No primeiro momento
eles estranharam, pois estão acostumados a receber tudo pronto.
Em seguida, levantamento das perguntas e registro no quadro.
2- Os alunos debateram e acharam
muito interessantes as questões levantadas pelos colegas. Nesse momento alguns desestabilizaram as
certezas de outros e novas dúvidas surgiam.
3-Após a formação dos grupos, os alunos iniciaram seus registros
enquanto grupo através de um trabalho que chamamos de blog.
Através da pesquisa pela internet, jornais, revistas e entrevistas de
familiares, os alunos se propuseram a fazer o PA.
Juntamos os focos de interesse, e formamos
quatro grupos. Sendo assim podemos partir para dúvidas e certezas.
Os
focos de interesse ficaram divididos em três: Mundo, Números e Amor. Sendo
que do tema Mundo formaram-se dois grupos.
Grupo
1 Mundo (a) -Na falta de água no mundo o que aconteceria com as pessoas?
Grupo 2 Mundo (b)- O mundo foi feito de que?
Grupo 3
Números – Por que os números não acabam?
Grupo 4 Amor- Por que as pessoas se apaixonam?
|
Meta 2 -
Dúvidas e Certezas
|
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem
esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e
aprofundamento.
|
24/04 a 11/05
|
Após a formação
dos quatro grupos, os alunos já reunidos e provocados à pesquisa, levantaram
dúvidas a suas certezas.
Os próprios
grupos colaboraram entre si nesse aspecto.
O que era
certeza para alguns virou uma dúvida temporária.
Grupo 1 - O mundo foi feito de que?
Respostas/certezas:
-terra
-água
-grama
-ar
Dúvidas
- O mundo foi feito com tudo junto, ao mesmo tempo?
- O mundo foi feito separado da terra, água, grama e ar?
- Deserto faz parte do mundo? Por quê?
Grupo 2- Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
Respostas/certezas:
- As pessoas passam mal.
- Iriam passar muita sede.
- Iriam morrer.
Dúvidas
- Mas se as pessoas comerem frutas, não sobrevivem?
- Se parar de chover não tem mais água?
- As pessoas podem sobreviver com água de coco?
Grupo 3- Por que os números não acabam?
Respostas/certezas:
-
Porque são infinitos
- São vários
Dúvidas
- Como eu sei que os números são infinitos?
- Por que os números são vários?
Grupo 4- Por que as pessoas se apaixonam?
Respostas/certezas:
-
Porque a pessoa é bonita, “gata ou gato”!
- Pelos olhares.
- Porque se conhecem.
Dúvidas:
- O que é o conhecer?
- Se a pessoa é feia, ninguém vai se apaixonar por ela?
- Se a pessoa for cega não vai se apaixonar?
|
Após um
debate sobre o
que os próprios alunos sabiam, começaram a
pesquisar na internet, livros e revistas.
Registramos
no quadro as certezas e as dúvidas levantadas.
Muitos
juntaram suas pesquisas feitas em casa, mediante entrevista com pais e
consultas na internet.
A continuidade
dos registros (blog) foi sendo realizado pelos grupos.
Destaquei o
grupo 2 – Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
A partir das
respostas pessoais, como passar mal e morrer, os alunos dos demais grupos
levantaram questões de sobrevivência com outros meios, como comer frutas e
beber água de coco.
Também surgiu
a questão da fruta necessitar de água para viver. E quanto à água de coco, os
próprios alunos debateram que para banho não seria possível.
Diante da
preocupação da origem da água, houve a questão da chuva, se parar de chover
acabaria a água?
O grupo
realizou suas pesquisas, tanto em casa como em sala de aula. Reuniram suas
respostas e chegaram a determinadas conclusões.
Sentiram
dificuldade e fazer uma síntese, mas chegaram à conclusão da pesquisa.
Troca de
blogs como forma de apresentação para os outros grupos. Apresentação oral das
pesquisas realizadas por um ou mais
representante do grupo.
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Meta 3 -
Mapa Conceitual
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Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas
trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
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12/5 a 20/05
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Apresentamos aos alunos o que é um mapa conceitual. Demonstramos no
quadro como se faz, e que os grupos poderiam realizar um baseado nas suas
pesquisas, contemplando as dúvidas e as certezas.
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Após a explicação do que se trata um mapa conceitual, realizamos um para
cada grupo como exemplo no quadro, no entanto os alunos iam registrando no
blog do grupo, para realizarem um segundo mapa de acordo com suas ideias.
A proposta do mapa de relacionar as aprendizagens trouxe aos alunos uma
nova forma de sintetizar o que aprendem.
Incentivamos a fazerem na internet após pronto o mapa conceitual.
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Meta 4 - Plano de Ação
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Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas
já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o
planejamento e a execução do PA em um único documento.
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29/05 a 15/06
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Elaborar o
Plano de Ação numa forma integrada, em um único documento.
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Atividade
solicitada pela interdisciplina do projeto dos PAs. Registrar passo a passo das metas feitas
com as turmas num único documento desde a meta 1.
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Meta 5 - Relatório
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Desenvolver, com base no Plano de
Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o
Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
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Será solicitado na 14ª e 15ª
semanas.
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Caras alunas, muito bem detalhado os passo, com estes dados, facilitará a realização da reflexão.
ResponderExcluirAbraços